Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Mulheres ganham espaço e destaque em cargos de gestão no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia


Mulheres ganham espaço e destaque em cargos de gestão no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia  - Gente de Opinião

Ninguém segura uma mulher segura. A frase reflete a ampliação dos espaços das mulheres em cargos de gestão, especialmente, no setor público. No passado, era raro encontrá-las em posição de liderança. Hoje, elas quebraram paradigmas e ganharam destaque. 

  

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) é uma instituição inclusiva e um exemplo do protagonismo feminino. A nova gestão, que comanda o Tribunal no biênio 2024/2025, começa o ano, de forma pioneira. A Secretaria Executiva da Presidência (SEEXPRES) e a Assessoria de Segurança Institucional (ASI) serão lideradas por mulheres. É a primeira vez, que isso acontece, em 40 anos de história do órgão. 

  

DESAFIO 

  

A Secretaria Executiva da Presidência terá como gestora a servidora Nancy Fontinele Carvalho, que há mais de 10 anos trabalha no Tribunal de Contas. Nancy tem uma sólida formação acadêmica na área jurídica. Além de advogada, é professora universitária.   

  

Ela enfatiza que ser a primeira mulher a ocupar o cargo é, ao mesmo tempo, uma responsabilidade e um desafio. “É extremamente desafiador, mas tenho a segurança de estar pronta para isso. E preciso fazer esse desafio ser compensador para mim e, principalmente, para o Tribunal, que vem há tempos trabalhando para prestar esse serviço de excelência à nossa sociedade”, comentou.  

  

A honra de também ser a primeira a mulher a comandar a Segurança Institucional do TCE-RO foi destacada pela coronel PM Vanilce Almeida Alves. Ela registra outro fato inédito em sua carreira: a de primeira mulher a comandar um Batalhão PM no Estado de Rondônia.  

  

“Para mim é uma grande conquista, que coroa de êxito a minha carreira de mais de 29 anos de PM em Rondônia. O convite chegou em momento oportuno e me sinto lisonjeada por ser a primeira mulher a comandar a segurança institucional do Tribunal, e como mulher, também muito realizada”, disse.  

  

VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL 

  

Nancy é casada e mãe de 5 filhos. Ela destaca dois pontos essenciais para conseguir conciliar a vida profissional e pessoal: a gestão do tempo e a rede de apoio: “Preciso ter gestão do meu tempo. Quando estou aqui, no Tribunal, faço com excelência, uma entrega completa. Quando estou em casa, gerencio, com o apoio, o papel de mãe, esposa e filha”, disse.  

  

Já a coronel Vanilce ressalta a capacidade de aprender e a humildade para servir. “Precisamos servir à sociedade, com o sacrifício, às vezes, da própria vida. Fui praça e estou sendo oficial e consegui entender e aprender esse papel. E, em casa, conviver com os familiares, sendo também esposa, irmã, filha, sem levar o quartel para dentro de casa”, destaca. 

  

TRIBUNAL INCLUSIVO 

 

Um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) é a igualdade de gênero, que é crucial para o bom funcionamento da sociedade como um todo, o que inclui empresas e a gestão pública.  

 

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, Wilber Coimbra, enfatiza que Nancy e a coronel Vanilce ocupam os cargos de liderança pelo mérito e enorme capacidade profissional. “Além de reconhecer o talento e dedicação dessas mulheres, nosso tribunal promove a inclusão, a igualdade e a diversidade de gênero e raça”, explica.  

 

Wilber Coimbra antecipa que o tribunal de Contas irá instituir cotas raciais em suas seleções.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ensino profissionalizante de Rondônia segue tendências do mercado de trabalho global

Ensino profissionalizante de Rondônia segue tendências do mercado de trabalho global

Referência nacional devido sua expansão, o ensino profissionalizante de Rondônia que teve casos de sucesso apresentados na Europa e na África, segue a

Rondônia mais forte e competitiva: um caminho construído em parceria

Rondônia mais forte e competitiva: um caminho construído em parceria

Rondônia está construindo as bases de um futuro mais forte, competitivo e promissor. Com políticas públicas eficazes e ações estratégicas de atração

Mensagem do governo de RO em homenagem ao Dia do Trabalhador

Mensagem do governo de RO em homenagem ao Dia do Trabalhador

Neste 1º de maio, dedicamos um momento especial para reconhecer com gratidão o esforço de cada trabalhador e trabalhadora de Rondônia. É um dia para

Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria

Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria

O governo de Rondônia divulgou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) desta quarta-feira (30), por meio da Secretaria de Estado da Mulher, d

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)