Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Ipem reforça fiscalização em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais de Rondônia


Foram 27 bombas medidoras de combustível reprovadas no período de 26 de abril a 7 de maio - Gente de Opinião
Foram 27 bombas medidoras de combustível reprovadas no período de 26 de abril a 7 de maio

No período de 26 de abril a 7 de maio, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou fiscalizações em nove municípios do Estado. De acordo com o levantamento, 27 bombas medidoras foram reprovadas e seis bicos apresentaram irregularidades na aferição do volume de combustível; cinco balanças comerciais de supermercados e uma impressora de etiquetas de preços também apresentaram irregularidades. A atividade foi acompanhada in loco pelo presidente do órgão, Aziz Rahal Neto.

A ação do Ipem busca evitar que o consumidor seja prejudicado na compra de determinadas mercadorias em supermercados, postos de combustível, indústrias e demais estabelecimentos comerciais. Nas fiscalizações, a cidade de Cacoal ficou na primeira colocação com oito bombas medidoras reprovadas, seguido por Rolim de Moura com seis reprovações; e Espigão D’Oeste e Ji-Paraná com cinco irregularidades. Na sequência, Cerejeiras apresenta quatro falhas; Colorado do Oeste e Vilhena duas; além de Ariquemes com uma reprovação. Dentre as irregularidades apresentadas estão: vazão baixa da bomba, bombas com LED queimado, além de mangueiras quebradas.

Nas ações em balanças comerciais, foram constatadas cinco infrações no município de Espigão D’Oeste e registrado um único problema encontrado em impressora de etiqueta de preços. “Seguimos realizando fiscalizações com o intuito de garantir que se cumpram as normas do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assim como atendendo à solicitação do governador, Marcos Rocha, com o intuito de defender o consumidor e garantir uma concorrência justa entre os estabelecimentos para que possam comercializar o que está realmente inserido nas embalagens de cada produto”, frisou Aziz.

Ao todo, foram realizadas 805 verificações em instrumentos nas seguintes cidades: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

Mais Sobre Rondônia

Recadastramento de aposentados e pensionistas do Iperon retorna em 1º de julho

Recadastramento de aposentados e pensionistas do Iperon retorna em 1º de julho

O recadastramento anual dos servidores aposentados e pensionistas junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Ipe

Primeira obra do “Tchau Poeira” é executada em Ariquemes com recursos do Governo de Rondônia

Primeira obra do “Tchau Poeira” é executada em Ariquemes com recursos do Governo de Rondônia

Uma das principais vias comerciais e de fluxo de veículos de Ariquemes, a Avenida Juscelino Kubitschek, recebeu neste domingo (13) a ordem de serv