Quarta-feira, 13 de novembro de 2024 - 17h48
Durante o período mais
intenso da seca no Rio Madeira, a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia
(Soph) visitou as principais operações de transporte aquaviário da região e
montou um relatório dos impactos, que foi repassado ao governo do Estado. Com a
urgência e as novas demandas que surgiram após a dinâmica do rio mudar, o Porto
e outros órgãos responsáveis se comprometeram a compor o Grupo de Trabalho (GT)
Navega Rondônia.
O
GT reúne representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit), Marinha do Brasil, Federação Nacional das Empresas de
Navegação (Fenavega) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O
objetivo é coordenar ações contínuas, integrando informações e esforços não
apenas em situações de seca, mas também, em questões de segurança e operação
portuária.
A
formação se deu de forma preliminar em reunião, no início de outubro, onde o
relatório das visitas realizadas foi apresentado. Os operadores ouvidos
relataram balsas encalhadas ou paradas nos pontos críticos. Com a diminuição do
rio, bancos de areia e pedrais, impossibilitam a passagem de forma segura e
rápida.
PONTO FOCAL
A
pirataria, com o aumento de furtos e roubos no trajeto Porto Velho-Manaus,
também é uma das preocupações dos portos. Com a centralização a partir do GT,
as questões de infraestrutura e segurança podem ser repassadas com mais
agilidade através da Sociedade de Portos e Hidrovias, que é o ponto focal para
que os operadores tragam pedidos de ações específicos para o momento.
Segundo
o diretor presidente da Soph, Fernando Parente, o compromisso é atuar de
maneira colaborativa e proativa, e ser o canal direto entre os operadores e
órgãos responsáveis, agilizando o repasse das demandas de infraestrutura e
segurança. “Estamos aqui para fortalecer a infraestrutura logística e garantir
que a navegação e o transporte de cargas possam ocorrer da forma mais segura e
eficiente possível,” ressaltou.
O
governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância do trabalho
integrado do Grupo de Trabalho (GT) Navega Rondônia ao fortalecimento da
infraestrutura logística do estado. “Essa união entre governo, sociedade civil
e órgãos reguladores é essencial para se enfrentar os desafios que surgem com a
seca extrema e a mudança na dinâmica do Rio Madeira. É prioritário garantir a
segurança dos operadores e a continuidade do transporte de cargas, que impacta
diretamente a economia da região”, pontuou.
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