Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Gestão de riscos é tema de atividades de capacitação aos servidores do TCE-RO


Gestão de riscos é tema de atividades de capacitação aos servidores do TCE-RO - Gente de Opinião

Dentro das atividades de orientação destinadas à elaboração e implantação do Sistema de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), sob a organização da Corregedoria-Geral (CG) e da Escola Superior de Contas (Escon), encerrou-se nessa quinta-feira (13) capacitação voltada aos servidores que atuam que atuam em cargos estratégicos na Corte.

 

Iniciado na última terça-feira (11), o curso, que teve um total de 24 horas-aula, foi ministrada pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Salvatore Palumbro, o qual, na última segunda-feira (10), no auditório do TCE, realizou palestra para os servidores da Corte sob a mesma temática.

 

Tanto na palestra quanto no curso, o instrutor buscou expor conceitos sobre a temática, visando despertar uma reflexão a respeito dos caminhos que levam à implantação da gestão de riscos na área pública.

 

Outra abordagem importante feita por Palumbro foi relativa à ISO 31000, considerada guia mestre para a implementação da gestão de riscos em organizações, uma vez que fornece princípios e diretrizes genéricas para isso, incluindo a aplicação de uma gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.

 

No âmbito interno, destacou-se resolução recém-aprovada pelo Conselho Superior de Administração (CSA), a qual institui o sistema de planejamento e gestão de riscos no âmbito do TCE rondoniense. Trata-se de um conjunto de instrumentos de governança e de gestão que suportam a concepção, implementação, monitoramento e melhoria contínua da gestão de riscos através de toda a instituição.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha assina ordem de serviço que leva segurança jurídica e cidadania a famílias da zona rural

Governador Marcos Rocha assina ordem de serviço que leva segurança jurídica e cidadania a famílias da zona rural

Com a missão de levar dignidade, segurança jurídica e cidadania às famílias da zona rural, o governador Marcos Rocha assinou nesta quinta-feira (3)

Governador Marcos Rocha entrega mais leitos de UTI e reafirma compromisso com a saúde em Vilhena

Governador Marcos Rocha entrega mais leitos de UTI e reafirma compromisso com a saúde em Vilhena

O governador Marcos Rocha esteve em Vilhena nesta quinta-feira (3) para acompanhar as obras de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do H

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Com a chegada do verão amazônico, período marcado por estiagem e diminuição no nível dos rios e lençóis freáticos, a Companhia de Águas e Esgotos do

Governo de RO realiza 6ª edição do Programa Cidadania Empresarial nos dias 3 e 4 de julho, em Porto Velho

Governo de RO realiza 6ª edição do Programa Cidadania Empresarial nos dias 3 e 4 de julho, em Porto Velho

Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios e promover a formalização de empresas, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)