Porto Velho (RO) domingo, 17 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Rondônia

Emoção marca solenidade de entrega das chaves de imóveis do Residencial Morar Melhor


 Emoção marca solenidade de entrega das chaves de imóveis do Residencial Morar Melhor - Gente de Opinião

“O sonho foi abençoado por Deus. É uma conquista nossa como cidadão. Só tenho a agradecer a Deus e ao governador Marcos Rocha, por ter me tirado do aluguel! E eu vejo Deus nele, na hora que abracei ele eu disse que Deus iria honrar ele por estar ajudando tanto a gente”. O depoimento emocionado é da autônoma Ângela Oliveira, a primeira futura moradora do Conjunto Habitacional Morar Melhor a receber as chaves do apartamento 103, Bloco 8, durante solenidade que marcou a entrega dos imóveis na manhã de sexta-feira, 18, no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho, ocasião em que os Governos Federal e do Estado entregaram as chaves de 816 unidades habitacionais que restavam de um total de 2.512.

A expressão de emoção estava visível na secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e primeira-dama, Luana Rocha, que destacou o momento importante para todas as famílias beneficiadas e enfatizou ser um presente de Natal para pais e filhos que estarão, a partir desse momento, se mudando para o Morar Melhor. “Demorou algum período para ser concretizado esse grande momento, porém estão sendo entregues as chaves das unidades neste momento em que precisávamos dar uma segurança para essas famílias. Graças a Deus, agora todos estão sendo contemplados e terão um Natal abençoado”, disse a secretária.

Além de unidades do Morar Melhor, foram efetuadas na ocasião a entrega de chaves para famílias que irão morar em outros conjuntos habitacionais, como Orgulho do Madeira e Residencial Cristal da Calama I e II.

Os imóveis foram construídos por meio dos programas Morada Nova (estadual) e Minha Casa Minha Vida (federal). A demora para a entrega ocorre porque todos os contemplados dependem da análise da documentação, que é feita pelo Banco do Brasil, para emissão do certificado de apto para assinatura do contrato.

Todos os imóveis contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, inclusive aquecedor solar. A infraestrutura inclui também estação de tratamento de água, rede de esgoto, iluminação pública, ruas pavimentadas e área de lazer. As unidades destinadas a pessoas com deficiência ou idosas são adaptadas para proporcionarem acessibilidade e mobilidade.

O sonho da casa própria passou a ser realidade para cerca de 2 mil famílias que receberam as chaves das unidades nos conjuntos habitacionais. Famílias que há anos alimentaram as esperanças e festejaram com a chagada do momento. A exemplo da diarista Sandra Maria de Menezes que deixará o aluguel para cuidar do seu próprio lar. “Hoje é o dia que realizei meu sonho de ter minha própria moradia. Há 4 anos estava morando de aluguel, e só Deus sabe o que passei. Minha filha de 5 anos todo dia perguntava: mamãe quando é que vamos ter nossa casa? E hoje eu vou mostrar a nossa chave de casa” declarou emocionada a diarista com as lágrimas de alegria.

História também como a de dona Fátima Fernandes que foi contemplada na primeira etapa de entrega para o Residencial Morar Melhor. Há 40 anos morava na casa de familiares e agora tem uma casa. “Não tenho como agradecer a Deus e ao governador Marcos Rocha, meu sonho era ganhar uma casa e ele me deu, e o outro sonho era conhecer ele e hoje eu pude abraça-lo”, declarou dona Fátima

Durante a solenidade de entrega das moradias, o governador evidenciou o esforço dos Governos do Estado e Federal para entregar o empreendimento, destacando a parceria para atender as demandas da população. Marcos Rocha enalteceu a importância desse momento para as famílias, enfatizando que todo mundo sabe que é o sonho de qualquer ser humano ter a casa própria, ter o seu lar, um ambiente seguro para cuidar dos seus filhos, construir a sua família.

“Vejo a oportunidade que temos agora, aqui, através dessa união, o governo federal e todos os parceiros na entrega de 1.954 casas. Vocês não têm noção da alegria que eu sinto de hoje entregar, juntamente com o Governo Federal, esses imóveis. São crianças que vão ter, agora, onde morar. Fico extremamente feliz e é por isso, também, que a secretária da Seas e primeira-dama, Luana Rocha, chorou muito aqui pela luta que tivemos para que esse momento fosse realizado”, destacou o governador.

O ministro do Desenvolvimento Regional ressaltou que o Governo Federal tem priorizado a aplicação de recursos no programa de habitação de interesse social e chegou a mencionar sobre outros conjuntos habitacionais que estão com as obras paralisadas, argumentando que há uma herança muito grande de obras não finalizadas e enfatizou que está sendo feito um reajuste fiscal importante para o futuro e, chegando recurso, a retomada é uma prioridade.

O ministro iniciou seu discurso enaltecendo a origem do estado de Rondônia que homenageia Marechal Rondon. Quanto à entregas das unidades, o ministro destacou que o Governo Federal tem responsabilidade e parcela de louvor, pois junto como Governo do Estado e com o Banco do Brasil foi possível a conclusão das obras, se referindo do Morar Melhor.

“Muito feliz por estar em Rondônia entregando quase 2 mil unidades. O Governo Federal está olhando para o estado de Rondônia. É o abraço e carinho do presidente da República para cada rondoniense. Todos terão um final de ano com muita dignidade e respeito, morando em uma casa bonita, com orgulho de estarem morando em um residencial de qualidade e com qualidade de vida. Espero que todos sejam felizes. Os que irão morar nos conjuntos habitacionais, cuidem, prosperem e sejam felizes. São os votos do Governo Federal”, disse o ministro.

A expectativa é grande por parte das famílias que aguardam a entrega das unidades nos três residenciais. Conforme programação feita pela Seas, a entrega das chaves ficou definida na seguinte forma: na segunda-feira (21), das 14h às 17h; e na terça-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 18h, será feita a entrega das 496 unidades dos Lotes I 240, II 288 e III 288, que fazem parte da última etapa do Orgulho do Madeira. Já os 975 imóveis da segunda etapa do Empreendimento Cristal da Calama serão entregues da segunda-feira (21) até a quinta-feira (24) em horários estabelecidos por ordem alfabética, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, conforme lista divulgada pela Seas.

Também participaram da cerimônia de entrega das chaves dos imóveis o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; os deputados federias Léo Moraes e Coronel Chrisostomo; do senador Marcos Rogério; deputados estaduais Eyder Brasil e Jair Montes; bem como outras autoridades.

Mais Sobre Rondônia

Resultados dos concursos de Redação e da Bandeira Oficial da Assembleia são homologados; veja vencedores

Resultados dos concursos de Redação e da Bandeira Oficial da Assembleia são homologados; veja vencedores

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Ismael Crispin (PSB), que também preside a

Raniery Coelho reforça a importância da união em defesa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Raniery Coelho reforça a importância da união em defesa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

O auditório do Senac Esplanada ficou lotado de colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac na tarde desta sexta-feira (08). O Presidente do Sistema

Governo de Rondônia define encaminhamentos para celeridade aos processos de transposição dos servidores do Ex-território

Governo de Rondônia define encaminhamentos para celeridade aos processos de transposição dos servidores do Ex-território

O Governo do Estado definiu como encaminhamentos a produção de um calendário para trabalhar junto aos Estados que estão em consenso com a mesma pa

Projeto em Cacoal atende 250 mulheres vítimas de violência

Projeto em Cacoal atende 250 mulheres vítimas de violência

Na noite do dia seis de novembro, reuniram-se os colaboradores do Projeto Mulheres de Fibra para apresentar os resultados das ações durante o ano.  O