Quarta-feira, 5 de janeiro de 2022 - 13h37

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) orienta aos usuários sobre a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Nº 248, de 27 de dezembro de 2021, que restabelece o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contado a partir de 1º de janeiro de 2022.
O diretor técnico de Habilitação e Medicina (Dthmet) do Detran, Hassan Mohamad Hijazi, destaca que a deliberação se aplica ao processo para a emissão da 1ª habilitação, “e os processos de habilitação ativos até 31 de dezembro de 2021 deverão ser concluídos até 31 de dezembro de 2022”, ressalta Hassan, lembrando que o candidato que iniciar o processo para 1ª habilitação e não concluir todas as etapas no prazo de 12 meses terá que refazer o processo.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, lembra que o prazo para tirar a habilitação estava suspenso por tempo indeterminado para diminuir os impactos causados pela pandemia no Brasil. “Agora, estamos em um outro momento, pois a vacinação da população tem trazido a segurança de volta ao nosso cotidiano”.
Atualmente, para tirar a 1ª habilitação, o candidato deve solicitar o serviço em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou em uma Autoescola da cidade onde mora, e possuir os seguintes requisitos:
Para adquirir a CNH, os candidatos passam por exames de
aptidão física e psicológica, aulas teóricas e práticas, com avaliações.
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
SELO DIAMANTE: governo de Rondônia celebra transparência máxima em gestão pública
O governo de Rondônia se mantém, com o Selo Diamante em Transparência Pública, pelo terceiro ano consecutivo, com ações realizadas pela Controladori

Nova 364 avança com obras na BR-364
A Nova 364 Concessionária de Rodovia dá prosseguimento ao cronograma de obras na BR-364. Até sábado, 13, as intervenções se estendem por 12 municípi

Startup Connect debate o papel do pesquisador empreendedor no desenvolvimento econômico
Com foco na transformação da pesquisa em impacto real no empreendedorismo, a palestra ministrada por Maurício de Campos, Diretor da Escola Politécni

Sebrae Delas encerra ciclo 2025 com celebração, inspiração e força feminina em Porto Velho
O Sebrae Delas 2025 fechou seu ciclo em Porto Velho com um encontro cheio de energia, troca e propósito. Realizado nesta quarta-feira (3), na sede d
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)