Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Detran-RO cumprindo missão social e institucional ao realizar ações permanentes de fiscalização e educação no trânsito


Detran-RO cumprindo missão social e institucional ao realizar ações permanentes de fiscalização e educação no trânsito - Gente de Opinião

Com objetivo único de salvar vidas no trânsito, as ações de fiscalização e de educação no trânsito são realizadas de forma rotineira em todo estado, sendo que a cada dia as ações ganham nomes e objetivos diferenciados, mas sempre buscando salvaguardar o cidadão que transita pelas cidades de forma ordeira e respeitando a Legislação Brasileira de Trânsito.

Dentre o que determina a legislação, temos o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado em 2018, pela Lei nº 13.614, que acrescentou o art. 326-A ao CTB, onde orienta os gestores de trânsito do país na implementação de ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para alcançar tais objetivos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Diretoria Técnica de Ações de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), desenvolve várias operações, respeitando sempre o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as metas estabelecidas no Plano.

Dentre as ações destacam-se a ‘Lei Seca’, direcionada a retirar das ruas condutores sob efeito de álcool; ‘Duas Rodas, uma só vida’ direcionada a verificar condutores inabilitados em motos; ‘Quatro rodas uma só vida’, para condutores de veículos; ‘Corta Giro’ direcionada a habilitação e motos com escapamentos irregulares.

Além disso, a DTFAT mantém fiscalização permanente junto aos veículos de transporte escolar, que é acompanhado pelo Ministério Público Estadual e possibilita que pais e interessados acompanhem a situação dos veículos pelo site do Detran.

Detran-RO cumprindo missão social e institucional ao realizar ações permanentes de fiscalização e educação no trânsito - Gente de Opinião

MOTOS

Devido ao baixo custo de aquisição e facilidades, as motocicletas se tornaram o meio de transporte mais utilizado em Rondônia, que segundo dados da evolução da frota veicular publicado pelo Detran-RO, em 2025 a frota total de veículos chegou a 1.235.742, sendo que somente de motos são 627.210 cadastradas no estado, ou seja, 50,8% do total da frota veicular.

No entanto, este aumento da frota de motocicletas também gera sinistros (ou acidentes como comumente chamamos) com graves consequências, pois a chance de um motociclista se ferir e ter lesões são muito maiores do que os condutores de carros. E as motos representam 56% dos sinistros com vítimas que chega a 11.452, de um total de 17 mil ocorrências em 2024.

Somado a isso, temos a grande quantidade de pessoas que insistem em conduzir seus veículos de forma irregular, seja sem a documentação do veículo ou sem habilitação, que é mais grave, pois esta pessoa não possui as noções mínimas de sinalização, respeito às leis e forma de conduzir seu veículo pelas ruas e estradas.

Lembrando sempre que o principal fato gerador de sinistros é o próprio condutor, ou seja, o fator humano, com 15.482 registros entre os 17.320 sinistros. Ou seja, a falta de preparo influencia, e muito, nas causas de acidentes.

AÇÃO

Para que se tenha ideia do problema, em uma única operação ‘Duas rodas, uma só vida’, realizada nesta quinta-feira (5), em Porto Velho, foram realizadas 128 abordagens e destas, 18 condutores não possuíam habilitação (art. 162-I do CTB, um com habilitação cassada, seis com habilitação vencida há mais de 30 dias, além de outras tipificações. Além disso, um jovem, constatando a presença das autoridades policiais, se evadiu do local em alta velocidade transitando em direção perigosa, na contramão de ruas colocando em risco a vida de outras pessoas e sua própria. Tudo por estar inabilitado.

Chama a atenção também o grande número de entregadores de aplicativos que trabalham sem habilitação e com os documentos das motos irregulares. Fica o alerta às autoridades para que pelo menos as administradoras de aplicativos exijam de seus condutores a habilitação e documentos para que estejam regulares no trânsito.

CNH SOCIAL

Para tentar minimizar e acabar com situações como a relatada acima, está sendo ofertada pelo próprio Detran-RO o projeto da CNH Social, onde o governo do estado conseguiu aprovoção junto a Assembleia Legislativa e agora, em parceria com a Seas, está em execução e está ofertando a 1.500 pessoas inscritas no CadÚnico, ou seja, pessoas consideradas de baixa renda, a oportunidade de receber a CNH de forma totalmente gratuita.

Para ter acesso e concorrer a uma das vagas nas categorias A, B ou AB, o interessado deverá obrigatoriamente ter seu cadastro atualizado no CadÚnico e acessar o site da CNH SOCIAL, ler o edital e efetuar sua inscrição.

Cabe destacar que este é um projeto piloto e que por ser uma ação de estado, terá continuidade no próximo ano e mesmo nas gestões dos próximos governadores, pois possui um efeito social muito grande.

EDUCAÇÃO

Concomitante a isso, o Detran-RO permanece também com suas ações educativas, nos 52 municípios do estado, levando a mensagem sempre da responsabilidade no trânsito, pois ele é feito de pessoas e, como já elencado acima, somos nós os responsáveis pela segurança de todos, com os maiores respeitando e protegendo os menores. E neste ano com a mensagem da Senatran, ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

BR-364 tem obras com alteração no tráfego. Confira locais

BR-364 tem obras com alteração no tráfego. Confira locais

A Nova 364 Concessionária de Rodovia vai executar a manutenção do pavimento em trechos da BR-364 de 16 a 20 de setembro, entre Porto Velho e Vilhena

Curso “Mecânica Básica para Mulheres” destaca importância da manutenção preventiva como ferramenta para direção defensiva

Curso “Mecânica Básica para Mulheres” destaca importância da manutenção preventiva como ferramenta para direção defensiva

Com foco na segurança viária e na capacitação técnica de condutoras, o governo de Rondônia promoveu o curso “Mecânica Básica para Mulheres”. A inici

Governador Marcos Rocha investe no fortalecimento do setor agropecuário com inauguração de nova agência da Idaron

Governador Marcos Rocha investe no fortalecimento do setor agropecuário com inauguração de nova agência da Idaron

O governador de Rondônia, Marcos Rocha inaugurou nesta quinta-feira (11), a unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), no mu

Registro e documentação de ciclomotores e veículos elétricos devem ser regularizados, conforme Resolução do Contran

Registro e documentação de ciclomotores e veículos elétricos devem ser regularizados, conforme Resolução do Contran

Diante da crescente procura por veículos elétricos de pequeno porte como alternativa de mobilidade urbana, econômica e sustentável, o governo de Ron

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)