Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Aumenta número de cidades rondonienses com influência em outros municípios


Aumenta número de cidades rondonienses com influência em outros municípios - Gente de Opinião
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (25), a pesquisa Região de Influência das Cidades (REGIC), referente ao ano de 2018. A pesquisa ocorre com intervalo de dez anos e tem o objetivo de identificar como as cidades relacionam-se entre si, através do deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços (como serviços de saúde e estudo de nível superior) e pelas ligações entre sedes e filiais de empresas e instituições públicas multilocalizadas.
As cidades são divididas em cinco níveis: metrópoles, capitais regionais (A, B e C), centros sub-regionais (A e B), centros de zonas (A e B) e centro local. Em Rondônia, a cidade com maior hierarquia é o Arranjo Populacional de Porto Velho, que manteve o status de Capital Regional B entre 2007 e 2018. Porto Velho está na área de influência da metrópole Brasília, enquanto Rio Branco faz parte da área de influência de Porto Velho.
No último levantamento, pode-se verificar que duas cidades rondonienses se tornaram Capitais Regionais C: Cacoal (que ascendeu dois níveis, saindo de Centro Sub-Regional B em 2007) e Ji-Paraná (que era Centro Sub-Regional A). Também subiram de nível as cidades Ariquemes e Vilhena, que em 2007 eram consideradas Centros Sub-Regionais B e passaram a ser Centros Sub-Regionais A.
O relatório também apresenta que as cidades de Jaru e Rolim de Moura ascenderam de Centro de Zona A para Centros Sub-Regionais B. Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno subiram dois níveis tornando-se também Centros Sub-Regionais B. Cerejeiras e Machadinho do Oeste mantiveram o status de Centro de Zona B entre 2007 e 2018. Colorado do Oeste completa as cidades rondonienses com este status.
O chefe da Unidade Estadual do IBGE e geógrafo, Luiz Cleyton Holanda Lobato, explica que os resultados oferecidos por esta pesquisa são essenciais para a realização de planejamentos, tanto da área pública quanto privada, pela possibilidade de identificar de maneira técnica as regiões de influências que determinadas cidades exercem, tornando-se importante instrumento de apoio à aplicação de investimentos e definição da malha para atendimento dos órgãos públicos.
Em nível Brasil, entre 2007 e 2018, houve o aumento de três metrópoles, totalizando 15: São Paulo como Grande Metrópole Nacional; Rio de Janeiro e Brasília como Metrópoles Nacionais; e Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória como Metrópoles.

Em relação às Capitais Regionais (A, B e C), em 2007, eram 70 em todo o Brasil e passaram a ser 97 em 2018. Os maiores crescimentos proporcionais ocorreram em Rondônia e Mato Grosso, que tiveram mais duas cidades além das capitais estaduais com este status.
Aumenta número de cidades rondonienses com influência em outros municípios - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

O  governo de Rondônia continua marcando presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, com o lançamento,

Nova 364 celebra formatura de quase 400 colaboradores e marca o início de uma nova fase da BR-364

Nova 364 celebra formatura de quase 400 colaboradores e marca o início de uma nova fase da BR-364

Em um evento que marcou o início de uma nova fase na história da BR-364, a Nova 364 realizou a formatura simbólica de quase 400 colaboradores que at

Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação em movimento conjunto pelo desenvolvimento sustentável

Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação em movimento conjunto pelo desenvolvimento sustentável

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e o Governo de Rondônia, realiza no próximo dia 19

Ecossistemas de inovação ganham força com a participação de Rondônia no ELI Summit 2025

Ecossistemas de inovação ganham força com a participação de Rondônia no ELI Summit 2025

Entre os dias 4 e 6 de novembro, representantes desses territórios participaram do ELI Summit 2025, em Natal (RN) um dos principais encontros nacion

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)