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RETICÊNCIAS POLÍTICAS ... O problema do transporte coletivo começará a ser resolvido?


 RETICÊNCIAS POLÍTICAS ... O problema do transporte coletivo começará a ser resolvido? - Gente de Opinião

 Itamar Ferreira 

... pois parece que a empresa vencedora da licitação emergencial de Porto Velho seria uma ilustre desconhecida no mercado de transporte coletivo urbano. Quem é essa única resoluta empresa? Em quais cidades grandes ela já atua? Tem experiência comprovada em operar sistema de transporte coletivo? Já possui experiência em bilhetagem e integração eletrônica? Opera ônibus com rastreamento por GPS? São muitas perguntas...

 ... que terão que ser respondidas com urgência, com acompanhamento da sociedade e, principalmente, dos vereadores da Capital. Pesquisando pela internet e com contatos que atuam no setor não foi possível conseguir obter muitas referências sobre essa empresa, nem boas e nem ruins...

RETICÊNCIAS POLÍTICAS ... O problema do transporte coletivo começará a ser resolvido? - Gente de Opinião

... mas, pelo levantamento inicial que a COLUNA RETICÊNCIAS POLÍTICAS... fez, a  empresa Ocimar Comércio de Automóveis LTDA, com sede em Taboão da Serra (SP), tem como atividade econômica principal: "Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista"; ou seja fretamento. A principal atividade dela não seria o transporte coletivo urbano de passageiros...

... mas, todavia, ela teria outras 12 atividades econômicas secundáriaS, sendo que as seis primeiras são: Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes. Transporte escolar. Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal. Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional. Locação de automóveis sem condutor. Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados...

... as outras seis seriam: Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos. Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional. Coleta de resíduos não-perigosos. Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional. Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal. Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal...

... as informações acima estão disponíveis na internet no link: http://empresasdobrasil.com/empresa/br-buss-09446839000122 - como se pode ver a intrépida empresa que se propõe a resolver o calamitoso transporte coletivo de Porto velho não teria experiência em operar sistemas de transportes coletivos urbanos de passageiros, principalmente em grandes cidades ou capitais...

... mas, aprofundando um pouquinho mais as pesquisas sobre essa empresa, cujo nome de fantasia é BR BUSS (não é CITY BUSS), cujo nome já  demonstra sua vocação para o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual, localizamos uma pequena participação dela no transporte coletivo de Mossoró (RN), onde ela acabou de ganhar uma licitação emergencial para fornecer 35 ônibus novos que irão operar a partir do próximo mês de junho (mais informações no link: http://www.rnonibusclube.com/2015/05/novos-onibus-estarao-nas-ruas-em-junho.html)...

... buscando referências sobre sede a BR BUSS em Taboão da Serra, que ficaria no endereço: ROD REGIS BITTENCOURT, 1682 - Bairro CENTRO - Cidade Taboão da Serra - CEP 06.768-000, as informações registradas no Google Maps mostram uma empresa que seria muito modesta,  cuja instalações aparecem na foto que ilustra o artigo, que mostra quatro ônibus estacionados...

... salvo melhor juízo, se esta empresa for homologada os usuários e os atuais funcionários do transporte coletivo da nossa Capital podem se preparar para grandes dores de cabeça num futuro muito próximo; pois, aparentemente, a BR BUSS está vindo para Porto Velho aprender a operar transporte coletivo urbano e nós seremos as cobaias. Se não homologar, a Prefeitura amargará um novo fiasco, que comprovaria a inviabilidade de licitação emergencial para esse tipo de serviço. Torço muito, de verdade, para que eu esteja profundamente enganado.

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino pela Unir, foi secretário municipal de trânsito de novembro de 2010 a novembro de 2011 e atualmente é presidente da CUT.

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