Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008 - 14h03
Nesta sexta-feira (4 de janeiro) às 18h30min, a comunidade do samba estará reunida na praça Bola Sete (foto ao lado), Conjunto 4 de janeiro, atrás do Chopp do 4, para o Projeto Réquiem aos Sambistas, numa justa homenagem aos incentivadores dessa modalidade cultural ao longo dos anos em nossa cidade.
Justo no instante em que começamos a respirar - com mais intensidade - a atmosfera de carnaval, é muito importante que a atividade ganhe mais um incremento com este projeto o qual, merecidamente, cita a figura emblemática do saudoso sambista Eliézer Santos leia-se, Bola Sete, que será lembrado como um dos grandes baluartes do samba e do carnaval de Porto Velho.
O baiano Bola Sete, que além de vendedor de loterias foi também foi boxer, durante toda a sua trajetória de apego, defesa, incentivo e entrega ao samba, se fez acompanhar de parceiros importante muitos dos quais, ainda hoje, emprestam suas dedicações e amor ao samba, como é o caso de Bainha, Cabeleira e Sílvio Santos.
Muitos sambistas da atualidade, o que podemos chamar da jovem guarda do samba, cresceram em convívios adornados pela marcante presença do Bola Sete. Neste particular citamos Oscar Knight, Jair Monteiro, dentre outros. Em que pese o tributo central se dê com referência ao Bola Sete, outros importantes personagens serão lembrados por suas indiscutíveis presenças no mundo samba e, em especial, do carnaval de Porto Velho como é o caso da Professora Marise Castiel, Leônidas Carol O´Chester, Babá, Armando Holanda (Periquito), Waldemar Holanda (Waldemar Cachorro), Manga Rosa.
A programação a ser desenvolvida no final de tarde desta sexta-feira, abre espaços para todas a vertentes do samba e da boemia, fazerem suas homenagens ao serelepe sambista Bola Sete. A base musical ficará a cargo do Grupo Samba de Roda e as atrações serão intercaladas entre apresentações de baterias das escolas, intérpretes de sambas de enredo, destaques e artistas independentes.
A atividade é uma realização da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Iaripuna que abraça a idéia dos sambistas Carlinhos Maracanã e Jorge Marques (Jorginho Bola), filho do inesquecível bola sete. Como o espírito de carnaval já se faz reinante nos sentimento e interesse da cidade, um grande público será conduzido ao 4 de janeiro (Praça Bola Sete) pelo envolvente e marcante rufar de um surdo imaginário. Prestigie!
Por: Altair Santos (Tatá)
Vice Presidente Fundação Iaripuna
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Realidade Cínica do Sistema Internacional
DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere
Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)