Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Réquiem para os sabistas (Homenagem a Bola Sete)


Nesta sexta-feira (4 de janeiro) às 18h30min, a comunidade do samba estará reunida na praça Bola Sete (foto ao lado), Conjunto 4 de janeiro, atrás do Chopp do 4, para o Projeto Réquiem aos Sambistas, numa justa homenagem aos incentivadores dessa modalidade cultural ao longo dos anos em nossa cidade. 

Justo no instante em que começamos a respirar - com mais intensidade - a atmosfera de carnaval, é muito importante que a atividade ganhe mais um incremento com este projeto o qual, merecidamente, cita a figura emblemática do saudoso sambista Eliézer Santos leia-se, Bola Sete, que será lembrado como um dos grandes baluartes do samba e do carnaval de Porto Velho. 

O baiano Bola Sete, que além de vendedor de loterias foi também foi boxer, durante toda a sua trajetória de apego, defesa, incentivo e entrega ao samba, se fez acompanhar de parceiros importante muitos dos quais, ainda hoje, emprestam suas dedicações e amor ao samba, como é o caso de Bainha, Cabeleira e Sílvio Santos. 

Muitos sambistas da atualidade, o que podemos chamar da jovem guarda do samba, cresceram em convívios adornados pela marcante presença do Bola Sete. Neste particular citamos Oscar Knight, Jair Monteiro, dentre outros. Em que pese o tributo central se dê com referência ao Bola Sete, outros importantes personagens serão lembrados por suas indiscutíveis presenças no mundo samba e, em especial, do carnaval de Porto Velho como é o caso da Professora Marise Castiel, Leônidas Carol O´Chester, Babá, Armando Holanda (Periquito), Waldemar Holanda (Waldemar Cachorro), Manga Rosa. 

A programação a ser desenvolvida no final de tarde desta sexta-feira, abre espaços para todas a vertentes do samba e da boemia, fazerem suas homenagens ao serelepe sambista Bola Sete. A base musical ficará a cargo do Grupo Samba de Roda e as atrações serão intercaladas entre apresentações de baterias das escolas, intérpretes de sambas de enredo, destaques e artistas independentes. 

A atividade é uma realização da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Iaripuna que abraça a idéia dos sambistas Carlinhos Maracanã e Jorge Marques (Jorginho Bola), filho do inesquecível bola sete. Como o espírito de carnaval já se faz reinante nos sentimento e interesse da cidade, um grande público será conduzido ao 4 de janeiro (Praça Bola Sete) pelo envolvente e marcante rufar de um surdo imaginário. Prestigie!

Por: Altair Santos (Tatá)
Vice Presidente Fundação Iaripuna

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de