Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Realizada simulação de abandono do prédio do TCE


Realizada simulação de abandono do prédio do TCE - Gente de Opinião 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio de sua Brigada de Incêndio e Emergência, realizou na manhã desta sexta-feira (7) um exercício de abandono dos prédios de sua sede, em Porto Velho. A ação contou com a participação de todos os agentes públicos da Corte de Contas.

Realizada pela primeira vez, a atividade teve como principal objetivo capacitar os servidores para situações de emergência. A iniciativa faz parte dos procedimentos de segurança para que membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados estejam preparados para ocasiões em que seja necessária rápida evacuação do local.

A simulação obedece também determinações da legislação de prevenção e combate a incêndios, entre as quais, o Plano de Segurança Institucional (PSI/TCE-RO) e o Plano de Emergência de Combate a Incêndios e Atuação em Sinistros do Tribunal.

SITUAÇÃO REAL

A simulação teve todas as ferramentas de um fato real. Assim, houve o isolamento da área localizada no entorno dos prédios do TCE, no bairro Olaria, obstrução do trânsito e deslocamento de bombeiros e ambulância.

Após dado o sinal de alerta, os dois prédios do TCE (sede e anexo) foram abandonados pelos servidores em um tempo que, segundo o coordenador da atividade, tenente-coronel PM José Itamir de Abreu, pode ser considerado bom.

Um momento marcante foi a simulação de resgate de uma servidora do TCE pelos bombeiros, utilizando-se, para tanto, de uma escada mecânica especial (popularmente conhecida como Magirus).

“Os brigadistas conduziram todos em segurança e conseguimos desocupar todos os andares. Foi um sucesso esse exercício. A ideia é que nos próximos a gente consiga estabelecer uma meta ainda melhor, porque quanto mais rápido ocorrer a evacuação do edifício é sinal de que o trabalho está sendo feito de forma mais eficiente”, disse.

Em nome da Brigada de Incêndio e Emergência do TCE, ele ainda agradeceu a participação de todos os membros, servidores, estagiários e terceirizados, bem como o suporte recebido por parte do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)