Sexta-feira, 7 de julho de 2017 - 14h51
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio de sua Brigada de Incêndio e Emergência, realizou na manhã desta sexta-feira (7) um exercício de abandono dos prédios de sua sede, em Porto Velho. A ação contou com a participação de todos os agentes públicos da Corte de Contas.
Realizada pela primeira vez, a atividade teve como principal objetivo capacitar os servidores para situações de emergência. A iniciativa faz parte dos procedimentos de segurança para que membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados estejam preparados para ocasiões em que seja necessária rápida evacuação do local.
A simulação obedece também determinações da legislação de prevenção e combate a incêndios, entre as quais, o Plano de Segurança Institucional (PSI/TCE-RO) e o Plano de Emergência de Combate a Incêndios e Atuação em Sinistros do Tribunal.
SITUAÇÃO REAL
A simulação teve todas as ferramentas de um fato real. Assim, houve o isolamento da área localizada no entorno dos prédios do TCE, no bairro Olaria, obstrução do trânsito e deslocamento de bombeiros e ambulância.
Após dado o sinal de alerta, os dois prédios do TCE (sede e anexo) foram abandonados pelos servidores em um tempo que, segundo o coordenador da atividade, tenente-coronel PM José Itamir de Abreu, pode ser considerado bom.
Um momento marcante foi a simulação de resgate de uma servidora do TCE pelos bombeiros, utilizando-se, para tanto, de uma escada mecânica especial (popularmente conhecida como Magirus).
“Os brigadistas conduziram todos em segurança e conseguimos desocupar todos os andares. Foi um sucesso esse exercício. A ideia é que nos próximos a gente consiga estabelecer uma meta ainda melhor, porque quanto mais rápido ocorrer a evacuação do edifício é sinal de que o trabalho está sendo feito de forma mais eficiente”, disse.
Em nome da Brigada de Incêndio e Emergência do TCE, ele ainda agradeceu a participação de todos os membros, servidores, estagiários e terceirizados, bem como o suporte recebido por parte do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).
Hospital Municipal: quando teremos?
Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan
Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso
Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais
Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo
O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um