Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Realizada simulação de abandono do prédio do TCE


Realizada simulação de abandono do prédio do TCE - Gente de Opinião 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio de sua Brigada de Incêndio e Emergência, realizou na manhã desta sexta-feira (7) um exercício de abandono dos prédios de sua sede, em Porto Velho. A ação contou com a participação de todos os agentes públicos da Corte de Contas.

Realizada pela primeira vez, a atividade teve como principal objetivo capacitar os servidores para situações de emergência. A iniciativa faz parte dos procedimentos de segurança para que membros, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados estejam preparados para ocasiões em que seja necessária rápida evacuação do local.

A simulação obedece também determinações da legislação de prevenção e combate a incêndios, entre as quais, o Plano de Segurança Institucional (PSI/TCE-RO) e o Plano de Emergência de Combate a Incêndios e Atuação em Sinistros do Tribunal.

SITUAÇÃO REAL

A simulação teve todas as ferramentas de um fato real. Assim, houve o isolamento da área localizada no entorno dos prédios do TCE, no bairro Olaria, obstrução do trânsito e deslocamento de bombeiros e ambulância.

Após dado o sinal de alerta, os dois prédios do TCE (sede e anexo) foram abandonados pelos servidores em um tempo que, segundo o coordenador da atividade, tenente-coronel PM José Itamir de Abreu, pode ser considerado bom.

Um momento marcante foi a simulação de resgate de uma servidora do TCE pelos bombeiros, utilizando-se, para tanto, de uma escada mecânica especial (popularmente conhecida como Magirus).

“Os brigadistas conduziram todos em segurança e conseguimos desocupar todos os andares. Foi um sucesso esse exercício. A ideia é que nos próximos a gente consiga estabelecer uma meta ainda melhor, porque quanto mais rápido ocorrer a evacuação do edifício é sinal de que o trabalho está sendo feito de forma mais eficiente”, disse.

Em nome da Brigada de Incêndio e Emergência do TCE, ele ainda agradeceu a participação de todos os membros, servidores, estagiários e terceirizados, bem como o suporte recebido por parte do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso

Belém (PA) — Na abertura do encontro de líderes da Cúpula do Clima em Belém, nesta quinta (6.nov.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elev

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade

Construir uma marca do zero é muito mais do que definir uma paleta de cores ou desenhar um logotipo. É um exercício de tradução: transformar a essên

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

“Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha”Anaxágoras (filósofo grego) Um dos clichês dos romances policiais do

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)