Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

QUE MUNDO É ESTE?! … Por Humberto Pinho da Silva


A propósito da recente fotografia do burro zebrado – que correu célere pelo mundo, pelo menos o mundo Ocidental, – e foi coqueluche nas redes sociais, lembrei-me da velha história ocorrida há cerca de dois mil e trezentos anos:

Estando o grande Demóstenes, discursando, sobre matéria de elevada gravidade, verificou, que pouca atenção prestavam às suas palavras.

Como eminente orador, que era, logo introduziu historieta, para acordar o adormecido auditório:

 Certo mercador, tendo precisão de se deslocar a determinada localidade, tratou de alugar, numa alquilaria, burrito possante.

Ao longo do caminho – estrada poeirenta, rasgada em terra quase deserta, – o calor era abrasador, e não havia: muro, rocha, árvore ou arbusto, por mais pequeno que fosse, que oferecesse refrescante sombra.

 O pobre homem, aflito, apeou-se, protegendo-se à sombra, que o jumentinho projetava.

 O recoveiro, sufocado, transpirava por todos os poros, e insurgiu-se indignado: “ que alugara o burro, mas não a sua sombra”. Portanto a sombra era dele…

De súbito, o orador, calou-se. Curioso silêncio imperou. Ouviu-se, então, uma voz” – Como terminou o pleito, Sr. Demóstenes? …” – ; seguida de outras, em uníssimo, fazendo a mesma pergunta:

- “ Como terminou o pleito?! …”

Desceu do ambom, irado, Demóstenes, dizendo em alta voz:

- “ Vergonha das vergonhas! …Tendes mais interesse na história de um burro, e na contenda de dois néscios, do que nos negócios da nação! …”

Como no tempo de Demóstenes, também, nós continuamos a comportarmo-nos como os atenienses: damos mais importância ao Futebol, do que à governação do país! … e ao bem estar  do semelhante!…

Basta haver Campeonato do Mundo; jogo entre equipas rivais; transferência de jogador famoso, para a mass-media esquecer tudo! …

Que mundo é este, que regateia (muitas vezes) o vencimento de político hábil, capaz de administrar, com sabedoria, a nação, e oferece milhões a jogador, que muitas vezes, mal sabe ler!? …

Que mundo é este, que corta verba, para investigar, e “ chora” honorário de sábio, que passa dias e dias encerrado no laboratório, e noites e noites, em claro, a estudar, tentando descobrir a cura de doença maligna ou vacina, que ponha cobro a epidemia galopante, e gasta milhões em armamento!? …

Que mundo é este, que assevera: a Família é imprescindível para educar a criança, e não facilita, aos pais, para estarem mais tempo com os filhos!? …

Que mundo é este, em que tudo se conjuga para destruir a Família; e se iguala ao matrimónio, ao que não é, nem nunca foi!? …

Que mundo é este, em que politico honesto, é preterido ao populista, que promete o que não pode, e mente sem pejo!? …

Que mundo é este, que dá mais valor ao artista, que dizem ser ótimo, do que ao verdadeiro artista!? …

Que mundo é este, onde pintor ou escultor, apresenta obra que ninguém entende – verdadeira aberração, – mas todos “ apreciam”, para não serem apelidados de inépcia!? …

Que mundo é este, que nega verbas para construir hospital, e equipa-lo com o material mais moderno, e gasta milhões a erguer estados de Futebol!? …

Como no tempo de Demóstenes damos valor ao que não tem valor… Será que o Poder (esquerda, centro e direita,) interessa-lhe cidadãos marionetes, que só pensem: em sexo e “guerras” desportivas?! …

Demóstenes queria acordar o auditório adormecido; agora, muitos (que são poucos,) pretendem adormecer a populaça, tornando-a acéfala

Não são novidades. Basta abrir livro de História, para verificar, que, por mais que o povo faça, anda sempre de canga. Apenas consegue mudar de cangalhas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)