Terça-feira, 2 de julho de 2013 - 11h02
Muitos estão extasiados e digamos empolgados com a atuação da nossa seleção de futebol no ultimo domingo, que ganhou de forma heroica da toda poderosa Espanha, com direito a não deixar os merengues nem tocar na bola. Mas, pera aí eles nem tocaram na bola? A seleção espanhola tem como característica manter a bola nos pés o tempo todo, coisa de 80% do jogo a bola estão com eles, foi assim que eles ficaram 29 jogos sem perder e sem tomar mais de 1 gol. Ou a seleção aprendeu a jogar bola de uma hora pra outra, ou algo está estranho nisso, há menos de 3 meses essa seleção brasileira ou perdia ou empatava, há quase 4 anos sem ganhar de uma seleção de elite, com jogadores medianos sempre nos decepcionava.
Eis que diante de tudo isso me veio algumas lembranças, principalmente duas, extremamente semelhantes e também conflituosas, 1ª a vitória da Argentina na copa de 1978 e a vitória da França na copa de 1998. Tal qual a nossa situação nessa copa das confederações, os países supracitados vinham de crises politicas fortes, suas seleções estavam desacreditadas e com o tal clamor popular ganharam os torneios FIFA dentro de seus países. A FIFA tem o dom de conseguir fazer que o país sede ganhe a copa do mundo toda vez que o mesmo se encontre em crise ou com a população nas ruas, seria essa uma forma de fazer o povo comemorar algo e dispersar quanto aos reais problemas que ainda vão enfrentar.
Em meus estudos consegui contar 5 situações um tanto quanto estranhas e envoltas de muito mistério, ei as mesmas:
Inglaterra 1966 – O país vinha numa crise forte, à libra esterlina vinha se desvalorizando, com a iminente crise do petróleo eram grandes as chances de quebra da Inglaterra, a família real vinha desprestigiada e o povo andava insatisfeito. Eis que em 1966, com um time mediano ganha da toda poderosa Alemanha Ocidental na final.
Alemanha 1974 – Vindo do terrível trauma dos jogos Olímpicos de 1972, quando houve uma chacina dentro da vila olímpica, a Alemanha também não vinha em lua de mel com sua população, a crise humanitária devido às restrições para a Alemanha Oriental era grande. Que a Alemanha sempre teve um bom time de futebol é inegável, agora vencer a toda poderosa Holanda com seu carrossel mágico, que pasme tinha tirado o Brasil mágico de 70 nas semifinais, foi meio difícil de acreditar, mas, a Alemanha ganhou, o povo bebeu durante uma semana e todos ficaram felizes.
Argentina 1978 – Crise financeira, governo militar, povo pobre e com fome, os ingredientes exatos para uma explosão popular, mas quem chegou para salvar o governo militar? A FIFA e sua copa do mundo, uma copa escandalosa, talvez a mais escandalosa de todas tanto que Cruiff estrela da Holanda se recusou a jogar. Tudo ia bem, o Brasil após uma primeira fase ridícula, encaminha sua ida pra final após vencer o Peru por 3 a 0, para tirar o Brasil da final a Argentina precisava vencer o Peru por no mínimo 4 gols de diferença e eis que vence por 6 a 0, vence por goleada a seleção que era considerada a grande sensação do futebol naquele ano, coincidência ou não o goleiro peruano Quiroga era argentino e dois dias após esse jogo aporta no porto de Arequipa no Peru um navio de trigo vindo da Argentina para alimentar o faminto povo peruano. A final foi contra o carrossel Holandês, os Hermanos se vingam de 1974 e vencem a final, dando ao povo o título mundial e aos militares tranquilidade para governarem aquele país.
França 1998 – Não tão escandalosa quanto a Argentina em 1978, mas muito suspeita, o time Francês nunca foi lá essas coisas, jamais tinha ganho nada de relevante, com jogadores medianos, tínhamos apenas uma estrela nessa seleção Zinedine Zidane, entretanto o país enfrentava problemas políticos e econômicos o presidente francês Jaques Shirraq, vinha com baixa popularidade, desemprego alto e problemas com imigrantes clandestinos, minavam sua gestão e seu sonho de reeleição, eis que numa final estranha com uma historia mal contada a França vence por 3 a 0 a toda poderosa seleção brasileira, que tinha no elenco jogadores como Ronaldo, Rivaldo, Cafú, Roberto Calors, Flavio Conceição e etc. Alguém realmente acredita que a Fifa arriscaria colocar um jogador recém convulsionado em campo numa final de copa da mundo, arriscando ver o mesmo morrer em plena a partida? Ainda mais sendo esse jogador Ronaldo Fenômeno, detentor do único contrato vitalício de patrocínio até então? Como todos eu também não acreditei nessa historia, seria essa historia a explicação de uma seleção apática que tomara 3 gols inexplicáveis, o ultimo deles feito por Petit um jogador que nunca mais fez um gol importante em toda sua vida. Sem contar que a França vinha de uma campanha regular, nas 4ª de finais tirou o Paraguai na prorrogação com Golden Goal, na semifinal saiu perdendo por 2 a 0 pra toda poderosa Croácia de Suker, virou estranhamente em 15 minutos do segundo tempo com gols de Thurran. Após a copa a França comemorou o aniversario da queda da bastilha, o presidente Shirraq anunciou medidas de austeridade e conseguiu sua reeleição como presidente.
Diante dessas evidencias, vendo o atual momento politico do nosso país e principalmente em se tratando de Brasil o país mais corrupto do mundo, fica difícil acreditar que ganhamos mesmo essa copa das confederações na raça e no peito, posso até estar errado e torço pra isso, mas, sinceramente não tenho como acreditar na hombridade desse titulo. O povo já vinha marcando uma greve geral para o dia 01 de julho, se o Brasil perdesse o jogo seria greve geral e a Dilma estaria mais enrolada que fumo cubano, se o Brasil ganhasse, seria a ressaca e o feriado de comemoração. Vimos uma Espanha apática, ruim mesmo, sem vontade de jogo, vimos um Sergio Ramos perder um pênalti grotesco, vimos um time ruim ganhar como se fosse o melhor time do mundo, talvez a reedição das seleções brasileira de 1970 e 1982. Numa republica do pão e do circo como a nossa, só uma vitória do time da pátria de chuteiras pra tentar acalmar àqueles que protestam contra as mazelas que vivemos. Diante de tudo isso e como não é fácil me enganar eu continuo acreditando que compramos essa vitória, pois quando se junta FIFA, Brasil e Politica brasileira, algo de bom não vai sair e se sair algo vai feder muito. Só pra constar todos os casos que comentei como suspeitos a FIFA tinha como seu presidente o brasileiro João Havelange, aquele mesmo que é sogro do Ricardo Teixeira e que renunciou a sua cadeia no Comitê Olímpico Internacional por suspeitas de corrupção no mesmo.
Eu acho que compramos a copa das confederações e que a copa do mundo do ano que vem será ainda mais cara, afinal em ano de eleição, apenas uma final em casa contra Argentina com direito a goleada e show de Neymar para acalmar o povo brasileiro e faze-lo votar como jumento novamente.
Fonte: Filipe Jeferson
A população aguarda uma resposta da CMPV sobre vazamento de áudios
Passados treze dias desde que alguém gravou e jogou na internet trechos de diálogos entre vereadores e um dos membros da equipe do prefeito Léo Mora
Humanismo Integral Geopolítico
Complementaridade contra Imperialismos de Esquerda e Direita A civilização ocidental assemelha-se hoje a um Filho Pródigo obstinado, que, seduzido
Das Verdades que nos governam à Verdade em que vivemos: Entre Sombras e Luz Vivemos rodeados de verdades. Umas são-nos impostas, outras somos nós qu
Era para ser apenas mais uma reunião secreta como muitas já realizadas entre vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho se alguém não tivesse gra