Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Professor, parabéns!


Professor, parabéns! - Gente de Opinião

Hoje, 15 de outubro, é consagrado ao professor, porém, em tempos bicudos com os que atravessamos, muitos não têm motivos para comemorar a data. E as razões, de tão óbvias, parecem desnecessárias citá-las. Como sabemos, inúmeras as profissões e classes. Muitos são os empregos e ocupações, mas sacerdócio, mesmo, não há senão o do que exerce a difícil, mas gratificante missão do magistério.

 

Essa figura extraordinária, que, no passado, já foi chamada de mestre-escola, o mestre de primeiras letras, ou, então, o mestre de meninos, até os professores universitários e doutores de hoje, não importa o nome que se lhe dê, a missão é uma só: garantir a conservação das artes e o progresso das ciências, pelo ensino e pela pesquisa, preparando os jovens de hoje para serem os homens e as mulheres de amanhã.

 

Ser professor não deve ser tarefa fácil. É preciso, entre outras qualidades indeléveis, vocação, predestinação e desprendimento, pois se trata de uma profissão desgastante e extenuante, refletidos nas péssimas condições de trabalho e nos baixos salários que lhe são pagos. Não é moleza transmitir conhecimentos a outras pessoas, principalmente quando esse trabalho não é valorizado.

 

O professor, à semelhança de outras categorias funcionais, que prestam serviços à máquina burocrática, só é reconhecido na época de campanha eleitoral, como vemos agora. Passada a disputa, ninguém procurar reunir esforços para lhe oferecer um padrão de vida compatível ao seu árduo ministério. Não é sem motivo que o ensino público vai de mal a pior.

 

O professor de hoje não é respeitado como o dos meus tempos de ginásio, especialmente pelos governantes, que o veem como um coitadinho, que é obrigado a fazer bicos em várias escolas para completar a renda do mês. No dia dedicado ao professor de todas as profissões, rendo-lhe meus sinceros e respeitosos cumprimentos pela difícil e extenuante missão de ensinar. Professor, parabéns pelo seu dia! Em memória ao meu querido e amado professor Lourival Chagas da Silva.  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)