Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Peixe no fundo do quintal (tanque barato)



Gente de OpiniãoAh! meu caro amigo, que mora na roça ou cidade. Não há milagre para arrumar “colocação” para você e seu filho. Concurso público – poucos. Concorrência de lascar. Emprego de carteira assinada, ainda capengando, dois anos, mais ou menos, para a economia pôr o nariz fora  d’água.

E aí? Você vai ficar diante da TV só ouvindo desgraceira? E metendo o pau nas empresas e nos políticos, ou irá fazer a sua parte? heinnn? Heinnnn?

Mude, cara! Mude logo e encare a vida de outro jeito. Porque tem jeito. Vou mostrar aqui, apenas, um singelo exemplo, pra você “se virar” na vida, agora, aqui em Rondônia. Sabe qual é? Criar peixe no sítio, chácara ou quintal. Vamos lá.

Gente de Opinião

Acho que o peixe deve ser criado em todo lugar. Até no fundo do quintal. Praguejar o criame de peixe. Eu vi, na ExpoVale de Ariquemes, um tanque rústico, baratíssimo, que pode ser feito em todo lugar, revestido de papelão, sustentado em tocos, cordoalha (cordão), bambu ou outro qualquer,  e uma lona que é comprada. É redondo, como aquelas piscinas plásticas compradas para meninos. Gente de Opinião

Dá para criar o PIRARUCU, PINTADO OU TAMBAQUI. Usar água da torneira, encher e cuidar. E criar peixe, para comer em casa e até para vender. Vou lhe dizer, camarada, neste tempo de desemprego, o que teremos que fazer é buscar o que fazer, diferente, e meter a cara e começar a fazer alguma coisa. Com estes tanques, que dependendo da área, podem ser vários, dá para ganhar dinheiro e vender peixe na porta da rua. Além, de ter o que comer.

Maiores informações, na Internet  sob o título “Sisteminha Embrapa ou Sistema Mandala”. E a coisa pode ir mais além, com hortas adubadas pela água do tanque. É muito barato. Interessante, inteligente, ninguém pode botar defeito e nem dizer que não da conta de fazer. Fiquei sabendo, que um tanque deste, de taquara, pode durar cinco anos e o custo de materiais cerca de 300 reais.

Estão aí as fotos. E depois visite a Emater para entender melhor. E correr para o abraço.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deus não é cabo eleitoral

Deus não é cabo eleitoral

É comum candidatos aos mais diferentes cargos da República usarem o santo nome de Deus em suas aparições públicas e nos programas de propaganda elei

Aliados começam a assumir postos importantes no governo, de olhos voltados para a eleição deste ano

Aliados começam a assumir postos importantes no governo, de olhos voltados para a eleição deste ano

            Pode-se utilizar quaisquer adjetivos, substantivos, analogias. Mas a verdade é que está iniciando, na reta final da administração Marcos

Vorcaro, uma bomba ambulante prestes a explodir!

Vorcaro, uma bomba ambulante prestes a explodir!

Estava pensando outro dia como Daniel Vorcaro conseguiu montar uma máquina de corrupção tão sofisticada, a partir de um banco modesto, sem nenhuma e

Os Lusíadas e o espelho partido do mundo

Os Lusíadas e o espelho partido do mundo

Do Adamastor, o gigante de pedra e medo, ao tempo do Diabo contra o Diabo, onde já não há deuses, só abismos a fitarem-se Em 12 de março, sopram quatr

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)