Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Parabéns aos voluntários!


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Existe uma atividade humana, entre outras, que muito admiro e respeito. Trata-se do trabalho voluntário. Não importa a área de atuação. Pode ser na saúde, educação, cultura, esporte, distribuição de cestas básicas, nos momentos de crise, como desastres naturais, conflitos armados e epidemias. Isso porque, além de promover a solidariedade e a inclusão social, o voluntariado também contribui para o desenvolvimento pessoal e a cidadania. Além disso, o trabalho voluntário ajuda a preencher os espaços muitas vezes ignorados pelo o poder público.

Não faz muito tempo, participei de um evento promovido pelo Movimento dos Atingindo por Barragens (MAB), em parceria com instituições e órgãos públicos, para divulgação dos resultados das análises das águas coletadas nas comunidades de Vila Calderita, Vila do Jacu, Ramal do Jacu, entre outras localidades. Na ocasião, foram distribuídos filtros de nanotecnologia a moradores para purificação de água contaminada.

Impressiona a satisfação pessoal e a realização profissional de pessoas que deixam o conforto de suas casas, sacrificam o final de semana com seus familiares para trabalharem juntas em proveito de uma causa comum, que consiste na construção de uma sociedade melhor e mais justa. O poder público precisa celebrar mais parcerias com o voluntariado.

E, já que o assunto é ação social, registre-se, também, por uma questão de justiça, a “1ª pedala pela paz nas escolas”, que acontecerá no próximo 2 de maio, às 15h, com saída da Base da Polícia Militar do Bairro Jardim Santana. Trata-se de mais um evento idealizado e executado pela PMRO, em parceria com instituições públicas e empresas privadas. Vale destacar a atuação do sargento Miranda não somente nesse evento como também em outros projetos sociais promovidos pela corporação, sempre buscando resgatar os valores e a disciplina entre alunos de escolas públicas de Porto Velho. Haverá sorteio de bicicletas e distribuição de brindes.

Se é verdade que a Moção de Aplausos é concedida a pessoas ou entidades que contribuíram e ainda contribuem para o bem-estar da comunidade, a Câmara Municipal de Porto Velho tem a oportunidade de reconhecer o excelente trabalho realizado pelos voluntários, concedendo-lhes uma honraria por relevantes serviços. Parabéns aos voluntários!

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A direita sempre mandou!

A direita sempre mandou!

O Brasil tem 525 anos de existência, ou seja, mais de meio milênio. E em todo este período, sempre foi governado majoritariamente por pessoas que ti

É preciso reeducar a população

É preciso reeducar a população

A pichação de prédios públicos ou privados, casas, muros de residências, viadutos, monumentos históricos, fachadas de lojas e símbolos de empresas c

A Camisa Amarela da Seleção Brasileira: Símbolo de História e a Polêmica da Nova Camisa Vermelha

A Camisa Amarela da Seleção Brasileira: Símbolo de História e a Polêmica da Nova Camisa Vermelha

Com asco, tomei conhecimento de inopino, pela mídia, dia 28.04.2025, de uma notícia que me causou grande estranheza e preocupação:A nova camisa res

Por que só o Collor?

Por que só o Collor?

Desde sexta-feira (25/04), o ex-presidente Fernando Collor de Mello está preso na sede da Policia Federal de Alagoas, por ordem do ministro Alexandr

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)