Domingo, 19 de agosto de 2012 - 20h29
Rimini (Rádio Vaticano) – “A sede de infinito que habita no homem não desaparece, mesmo que ele rejeite ou negue Deus na vida cotidiana. Ele procura com afã, e sem resultado, os ‘falsos infinitos’ que o satisfazem momentaneamente. E assim, sem que o saiba, o homem começa a buscar o Infinito em direções erradas: na droga, na sexualidade desordenada, nas tecnologias, no sucesso a qualquer custo e até mesmo em formas de religiosidade enganadoras”
É o que escreve Bento XVI em mensagem enviada ao bispo de Rimini, nordeste da Itália, Dom Francesco Lambiasi, anfitrião do Encontro pela Amizade entre os Povos.
“É preciso abater as falsas promessas de infinito que seduzem o homem e o transformam em escravo. Para reencontrar realmente si mesmo e sua identidade, para viver à altura do próprio ser, o homem deve voltar a se ver como uma criatura dependente de Deus”.
A 33ª edição do Encontro de Rimini tem o tema “A natureza do homem é a relação com o infinito”. No programa deste domingo, consta uma palestra do Arcebispo de Jos e Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, Dom Ignatius Kaigama, sobre “O martírio da Nigéria”. À tarde, está prevista a participação do premiê italiano Mario Monti.
Em outra passagem da carta, o Pontífice diz que “a interpretação do homem como criatura hoje tem uma conotação ‘incômoda’ porque implica numa referência essencial a algo de diferente, ou melhor, a um ‘Outro’ que o homem não pode comandar”.
“No entanto – conclui Bento XVI – esta dependência, da qual o homem moderno tenta se livrar, não se reduz, pois é a prova da grandeza e da dignidade suprema do homem, chamado à vida para entrar em relação com a própria Vida, com Deus”. (CM)
Fonte: Rádio Vaticano
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real
Teologia, Filosofia e Ciência em DiálogoA celebração da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, confronta o pensamento contemporâneo com uma questão

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?
Em julho deste ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou o nome do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, como pré-candidato

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi julgado, condenado e atualmente está onde sempre deveria: na cadeia. O STF o condenou a 27 anos e três meses por

Há trinta e um anos, os mercenários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se encantaram com o lucro fácil ao usurpar atribuições do Estado, por meio
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)