Porto Velho (RO) quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Os 96 anos de Bom Jesus da Lapa e a bela homenagem do prefeito

EURES RIBEIRO, AO NOSSO SAUDOSO COMPOSITOR ZECA BAHIA


 Vasco Vasconcelos - Gente de Opinião
Vasco Vasconcelos

No último dia 30 de agosto de 2019 a querida cidade de Bom Jesus da Lapa – BA, conhecida no mundo inteiro, como a Capital Baiana da Fé, comemorou os seus 96 anos de emancipação política.

Segundo os historiadores a cidade fez parte do território da pacata cidade de Paratinga, durante mais de um século, mais tarde foi elevada à categoria de vila nos idos de 1890, e em em município no ano de  1923

A então vila, subordinada ao município de Paratinga, em face do Decreto do  governador da Bahia em exercício, José Joaquim Seabra, nº 1.682, de 31 de agosto,  foi elevada a categoria de cidade, de Bom Jesus da Lapa, hoje Capital Baiana a Fé, que fica localizada no oeste da Bahia, à margem direita do Rio  São Francisco,  dista 796 km de Salvador e  675 quilômetros a leste da capital  da República, Brasília.

Incumbiu-me a querida irmã, uma mãe de coração, a eminente  Professora  Nila  Vasconcelos, moradora da cidade, diante do progresso, enfim do  desenvolvimento nos últimos anos,  da nossa querida  Lapa,  que eu escrevesse  um artigo, enaltecendo o trabalho altruístico e resoluto  da atual  Administração do Prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD),  pela   sua excepcional administração e principalmente, zelo dedicação e competência, por ele ter  a feliz iniciativa, durante as comemorações dos 96 anos da cidade, de desapropriar o antigo casarão localizado na Praça do Livro, casa onde morou então Prefeito, Waldemar Lins, para transformar na Casa da Cultura ZECA BAHIA.

Foi indubitavelmente um gesto de extrema grandeza, do prefeito Eures   Ribeiro, para homenagear   o meu saudoso e querido amigo de infância, o cantor e compositor, Zeca Bahia, que nos deixou precocemente, aos 67 anos, no dia 7 de fevereiro  de  2018,  diga-se de passagem um dos maiores  compositores e intérpretes   da Música Popular Brasileira de Qualidade de Todos os Tempos.

Em face da Romaria do Senhor Bom Jesus, cuja Festa do Bom Jesus ocorre todos os anos no dia 6  de  agosto,  a cidade é visitada por cerca de quase 700 mil devotos e  turistas, vindos de todas a plagas  da federação e até do exterior.

Como é sabido, a famosa Festa do Bom Jesus, trata-se da terceira maior Romaria do Brasil, perdendo apenas para cidade de Aparecida do Norte - São Paulo, e a festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. 

Nos idos da minha infância, a cidade da Lapa, era referência de desenvolvimento, de todo o oeste da Bahia. Mas devo reconhecer que os últimos administradores ficaram muito a desejar, e em consequência a baixa da qualidade de vida da população, notadamente os serviços básicos de saúde educação.

A cidade foi no passado não muito distante, referência principalmente pelo atendimento excepcional do Hospital  Carmélia  Dutra, sob a administração da  então Fundação SESP, com destaque para  o fantástico trabalho das Visitadoras Sanitárias, junto as  puérperas, na orientação sobre gravidez, verminoses, vacinação das criança em todas as comunidades,  orientações para educação doméstica social e moral, salvaguarda da responsabilidade moral do Serviço perante às famílias, (...) com destaque dentre outras, para,  Visitadora Sanitária Nila  Vasconcelos .

Relativamente à   ESCOLA DE MÚSICA ZECA BAHIA, tiro meu chapéu para o Prefeito Euro Ribeiro, por essa feliz iniciativa de grande relevância, e alcance social,   homenagear  o  meu saudoso amigo de infância Zeca Bahia, da nossa querida Bom Jesus da Lapa,  um dos melhores compositores deste país.

In casu, dentre seu acervo musical,  destaca-se   "Ave Coração",  gravada em  1979, feita em parceria com o brasiliense, Clodo Ferreira, canção esta foi  gravada preliminarmente por Fagner, que gravou também na versão em espanhol, com letra traduzida pelo poeta Ferreira Gullar.

Zeca Bahia também é autor de  outras pérolas, gravadas pelo saudoso cantor  Jessé, que explodiu com a música Porto Solidão, composição de Zeca Bahia e Ginko,  vencedora do  Festival da  MPB Shell" da "Rede Globo de Televisãoem 1980diga se de passagem uma das cem melhores canções de todos os tempos gravada em quase todos idiomas do mundo.

Fiquei em débito com o  saudoso Zeca Bahia pois não ter a honra e o privilégio de compor com ele uma  música sobre nossas infâncias, as belezas do Rio São Francisco,  que está agonizando,  nossas aventuras  nas manhãs de sol do  famoso Bar Tudo Azul, onde o conjunto musical “Os Terríveis”,  ancorado por ele (Zeca Bahia),  Lindolfo, Altemirando,  Caçula,  Valdeci, Toninho,  e o maestro Mela,  (...)   tocavam todos os domingos. Haja recordações!

Foi muito feliz mesmo o Prefeito Euro Ribeiro,de Bom Jesus a Lapa, o qual não conheço  pessoalmente, ao desapropiar  um antigo casarão da cidade,  para criar a ESCOLA DE MÚSICA ZECA BAHIA, com  o fito de dar oportunidade aos nossos jovens,  na iniciação musical e instrumentação de sopro e assim, rumo a  prevenção primária, haja vista  que grande parte das crianças e adolescentes, vem de área de risco e são muito vulneráveis à sedução do domínio de traficantes.

Creio que inciativa desta natureza, essse fantástico mecanismo que possibilita a inclusão social de crianças e adolescentes, colaborando, assim, para o afastamento dos jovens das drogas e da violência, deve ser seguida pelos demais prefeitos deste país rumo a dar oportunidade aos nossos jovens, na busca do conhecimento musical e assim livrá-los das drogas ilícitas, enfim asegurar oportunidade, para que eles possam ser competitivos no mercado de trabalho, rumo a geração de emprego e renda.

 

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e o nosso saudoso Zeca Bahia,  para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Só o exemplo é fonte da verdadeira inspiração. Parabéns  nobre Prefeito Eures  Ribeiro.

Vasco Vasconcelos, escritor jurista e abolicionista contemporâneo

Brasília-DF

e-mail: vasco.asconcelos,@brturbo.com.br

Mais Sobre Opinião

Foi um sucesso o I Congresso Brasileiro dos Bacharéis em Direito do Brasil - Promovido pela Associação Nacional dos Bachareis do Brasil - ANB

Foi um sucesso o I Congresso Brasileiro dos Bacharéis em Direito do Brasil - Promovido pela Associação Nacional dos Bachareis do Brasil - ANB

Quero saudar o nobre causídico Dr.Carlos Schneider, DD. Presidente da Associação Nacional dos Bacharéis em Direito do Brasil- ANB,  juntamente com os

Resultados das Eleições Legislativas 2019 na diáspora portuguesa e apuramento nacional final

Resultados das Eleições Legislativas 2019 na diáspora portuguesa e apuramento nacional final

Finalmente (17.10.2019) foram apurados resultados dos votos das eleições legislativas na emigração.O círculo eleitoral da Europa, com direito a dois

Brexit: finalmente surgiu luz no fim do escuro túnel

Brexit: finalmente surgiu luz no fim do escuro túnel

Com o novo acordo do “Brexit” de Johnson, entre Londres e Bruxelas, é criado um bom precedente que possibilita uma participação comum do RU e da EU no

A polónia votou reconfortando os conservadores europeus

A polónia votou reconfortando os conservadores europeus

Entre as fúrias da direita e da esquerda pendula a democracia. Neste momento, o domínio semântico da Esquerda na Europa vai-se enfraquecendo, apesar d