Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 - 06h24
Fábio Grinberg
Poderia gastar mais de três dúzias de linhas para tentar explicar ou dimensionar onde nossa tecnologia vai parar, mas ultimamente as empresas especializadas estão surpreendendo até mesmo quem está acostumado a ver de tudo.
Uma das revoluções do mundo digital que sobressai a simples tela de um computador está prestes a ser colocada no mercado. Enquanto brasileiros anunciam um software que deixa qualquer superfície sensível ao toque, a Apple e seus seguidores já mostram o poder de um possível protótipo do Iphone 6. Isso mesmo. A quinta versão, que ainda nem foi lançada pode perder espaço para o aparelho que promete revolucionar o que temos de melhor em celulares.
A novidade chega a chocar pelo “simples” fato de que o telefone projeta para fora da tela, através de feixes em laser, um teclado virtual sobre qualquer superfície plana. Porém, a revolução não está na projeção, mas sim na capacidade que teremos em digitar sobre essa superfície, como se fosse uma tela touchscreen.
Não só digitar como também manusear o tamanho e rotacionar a direção do que é projetado. Com mais um toque no aparelho, seria possível fazer a projeção de uma tela de mais ou menos 12 polegadas, que transmitirá vídeos e fotos em ótima resolução.
É um passo enorme para uma indústria que vive um momento cada vez mais acelerado. E o mercado pede por isso. No mundo atual, o que é inventado no “agora” passa a ser velho ou ultrapassado meses depois. Por isso o ritmo frenético de empresas monstros, como écaso da Apple.
São modificações como essa que transformarão e impulsionarão as vendas dos aparelhos celulares. Hoje, segundo o Google, principal buscador virtual do mundo, o número de usuários que acessam a internet pelo celular já ultrapassa a barreira do 1 bilhão. E não há mágicas nisso. Basta dar ao consumidor o que ele quer.
As campanhas de links patrocinados e marketing digital também devem crescer com as recentes novidades, assim como o mercado ganhará novas cifras e giro de capital. O investimento em mídia digital deixa de vez o ar de amadorismo, se é que ainda existia algum resquício disso.
A profissionalização e a nova porta de entrada para empresários e empreendimentos fazem da internet o meio de comunicação do futuro. Em um simples smartphone você pode fazer ligações, compras pela internet, assistir TV, ler um jornal através dos tablets e, com essa abertura a laser, digitar em um teclado projetado sem perder a qualidade ou a sensibilidade do simples tocar do dedo em uma tela de Iphone ou Ipad.
São novidades que não devem ser encaradas como um bicho papão ou algo do outro mundo. Mas sim assimiladas e adaptadas à realidade de seus objetivos. Hoje, o empresário virtual que não arrisca, não expõe a sua marca, está fadado a ter meia dúzia de “seguidores” como diriam os tuiteiros. E esse será o tema da minha próxima coluna. Pense nisso!!!
E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu site e deixe a sua opinião: www.fabiogrinberg.com.br
Nos tempos da palmatória e do carroço de milho
Se você tem sessenta anos ou mais sabe do que eu estou falando. Antigamente, o professor era uma figura admirada e respeitada pelos alunos, pelos pa
O espetáculo grotesco da suposta “rachadinha”
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCERO) tem realizado ações com a finalidade de conscientizar e orientar gestores da coisa pública e agentes políti
Rondônia merece mais, muito mais...!
Quando olho para a plêiade de pretensos candidatos à sucessão do governador Marcos Rocha é impossível esconder a frustração. À exceção de um e outro
Islão entre Religião e Projeto Político. Uma Análise Crítica
IntroduçãoA compreensão do Islão enquanto fenómeno civilizacional requer uma análise que transcenda a mera dimensão religiosa e interesses globa