Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
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Opinião: Não há crescimento sem o marketing digital


  
Fábio Grinberg

Já não é novidade que a internet passou a ser fundamental para a nossa atividade diária, principalmente para profissionais que têm a rotina voltada à rede mundial de comunicação.

O que pouco se imagina, ainda, é que a internet tem um papel vital para qualquer tipo de empresa que abre as portas no mundo online. A influência do marketing digitaldita o lucro e aumento de faturamento das grandes empresas e, ao mesmo tempo, pode ser o fator principal do sucesso ou fracasso de um empreendimento recém lançado ao ar.

Hoje, milhares de consumidores, por questão de tempo ou praticidade, não saem de casa para comprar ou consumir um produto sem antes consultar possíveis empresas na internet que atendam suas necessidades.

E ainda há os consumidores fiéis, que passaram a efetuar compras online e não abrem mão do seu serviço. Isso faz com que algumas empresas cheguem a vender mais de 200% na comparação direta de quando comercializava seus serviços apenas com a loja física.

Antes, o mundo digital era apenas um anúncio do que se poderia obter. Ou seja. A empresa apostava em propagandas na internet não com o pensamento direcionado a uma campanha publicitária forte, mas apenas como uma forma de fixar sua marca, com a expectativa que o consumidor lembre de sua existência.

Hoje, mais de 95% dos empreendimentos que abrem um espaço na internet sem qualquer planejamento ou campanha de marketing digital, fecham as portas do comércio online. E, uma empresa que não consiga ser bem sucedida em vendas e prestação de serviços através da internet, terá a sua investida mal sucedida compartilhada entre centenas de consumidores.

Existem setores da economia, por exemplo, que passaram a ser escravas do mundo digital para conseguir vender. É o caso das imobiliárias. Hoje, mais de 70% de pessoas que pretendem alugar ou comprar um imóvel, acessam sites de imobiliárias atrás dos bancos de casas e apartamentos que as empresas dispõe virtualmente. Hoje, um empreendimento deste setor, que não tenha um site bem estruturado e montado – de preferência por um SEO– torna-se frágil a qualquer tipo de concorrente.

A urgência e necessidade de se ter uma página de vendas na internet grita aos olhos das pessoas em cases como os de hipermercados. Temos a cultura milenar de ir a um mercado físico para comprar produtos de nossas necessidades. Seja de comida e produtos de limpeza, até eletrodomésticos.

Com a chegada das lojas virtuais, como Submarino e o Mercado Livre, por exemplo, as principais multinacionais de varejo passaram a disponibilizar compras também pela internet. Não por acaso, vendo uma fatia de consumidores ser tomada pela internet, surgiu a necessidade imediata de se tornar concorrente, mesmo que a estrutura física seja sempre suprema como faturamento e lucro. Aí, o que impera, é o medo de ser surpreendida por um avanço de vendas ainda maior pela internet e, assim, perder um espaço ainda maior no mercado online.

Outro exemplo da salvação de um empreendimento através da internet é a loja virtual de livros e CDs. Os e-books e as faixas em MP3 passaram a ser a válvula de escape para a banalização do mercado que vende cultura. Atualmente só românticos, nostálgicos e colecionadores deixam de fazer downloads de livros ou álbuns musicais, para compra-los em uma loja física.

Por esses cases é cada mais urgente que a campanha de marketing digital seja bem implantada pela sua empresa, para que ela alavanque as suas vendas, ao invés de se tornar mais um problema, somado à concorrência especializada em serviço online, que cresce de forma surpreendente a cada dia que passa.

E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e comente: www.fabiogrinberg.com.brou www.topgoogle.com.br.

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