Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: Dia do jornalista. O que se tem a comemorar?



Hoje se comemora o dia do jornalista, mas o que tem a comemorar?
Se somos profissionais de uma área que o STF derruba a exigência do diploma para exercer a profissão. Mas não podemos desistir, por que o que diferencia o bom profissional é exatamente sua ética e sua qualificação.

A dignidade da profissão de Jornalista se faz com direito da sociedade à informação qualificada e ética. Neste 7 de abril, Dia do Jornalista, não temos muito a comemorar, mas o pouco que temos já nos deixa felizes por executarmos tudo como muito amor e responsabilidade.

O profissional jornalista é o redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador, comentarista entre outros. O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta.

O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.

Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Precisamos sim defender a defesa do diploma, e sou defensora de que “jornalista bom é jornalista com formação”.

Aproveitamos o dia de hoje para desejar sucesso a todos os jornalistas de Rondônia e de todo território brasileiro e que a luta em prol dos direitos do jornalista seja defendida por todos nós.

Daiana Costa
Jornalista.
www.twitter.com/daianacida  


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)