Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: Dia do jornalista. O que se tem a comemorar?



Hoje se comemora o dia do jornalista, mas o que tem a comemorar?
Se somos profissionais de uma área que o STF derruba a exigência do diploma para exercer a profissão. Mas não podemos desistir, por que o que diferencia o bom profissional é exatamente sua ética e sua qualificação.

A dignidade da profissão de Jornalista se faz com direito da sociedade à informação qualificada e ética. Neste 7 de abril, Dia do Jornalista, não temos muito a comemorar, mas o pouco que temos já nos deixa felizes por executarmos tudo como muito amor e responsabilidade.

O profissional jornalista é o redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador, comentarista entre outros. O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta.

O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.

Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Precisamos sim defender a defesa do diploma, e sou defensora de que “jornalista bom é jornalista com formação”.

Aproveitamos o dia de hoje para desejar sucesso a todos os jornalistas de Rondônia e de todo território brasileiro e que a luta em prol dos direitos do jornalista seja defendida por todos nós.

Daiana Costa
Jornalista.
www.twitter.com/daianacida  


Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)