Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO DE LÉO LADEIA: Sem o MP a vida do cidadão seria extremamente difícil


 
Tenho abordado com freqüência da necessidade urgente de dotarmos nossa cidade de instrumentos de ordenamento e fiscalização do trânsito e dentre tais instrumentos, do convênio que já deveria ter sido firmado pela Prefeitura e pelo 5º Batalhão de Trânsito.

Ontem o Promotor de Justiça Geraldo Guimarães, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e da Defesa da Probidade Administrativa, se reuniu com as autoridades encarregadas de resolver o embróglio que se tornou o trânsito de Porto Velho, para tratar das medidas adotadas Município.

A reunião, que é um desdobramento de encontros e discussões entre os entes envolvidos convocados anteriormente pelo MP visa estabelecer os termos do tal convênio a ser firmado.

Em julho o MP havia se reunido para discutir o aumento da violência do trânsito e da reunião saiu o pedido para que a Prefeitura apresentasse projetos na área de trânsito, em razão do grande número de acidentes com vítimas nas ruas da Capital.

Na reunião de ontem, além dos técnicos do Detran que fizeram a apresentação de estudos e diagnóstico preliminar, outros atores se pronunciaram e surpresa!! O Estado repassou R$ 11 milhões para a Prefeitura em 2008 e há dinheiro de Jirau – mais de R$ 2 milhões que pode ser utilizado hoje se a Prefeitura quiser. Traduzindo: se dinheiro não falta, falta o que mesmo?

É impossível assistirmos calados ao desdobramento desse fato, quando a urgência e relevância do tema – vidas humanas perdidas no trânsito, além dos prejuízos morais e materiais – determinavam a união de forças para a solução. Se você quiser rotular, o nome é falta de planejamento ou insensibilidade.

Hora de reverenciar o trabalho dinâmico e as soluções oriundas do Ministério Público que é o guardião da lei e o apoio da sociedade.

Sem o MP a vida do cidadão seria extremamente difícil. 

Fonte: Léo Ladeia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Servidores efetivos vs. comissionados

Servidores efetivos vs. comissionados

O excesso de comissionados em instituições e órgãos públicos tem sido alvo de frequentes investidas por parte do Ministério Público de Rondônia (MPE

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)