Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Como viver sem o Google 2



Opinião: Como viver sem o Google 2 - Gente de Opinião

Fonte: Fábio Grimberg
 

Eu esperava que minha coluna sobre o quanto o Google interfere em nossa vida fosse se encaixar com vários padrões de rotina e dia-a-dia dos leitores. Porém, minhas expectativas foram superadas quando muito mais usuários me contataram para dizer que sim! Nos tornamos praticamente escravos da informática.

Hoje, acomodamos a tecnologia dentro do nosso dia e nem percebemos que passamos mais de 75% do dia amparado por uma das milhares delas.

O Orkut, por exemplo, virou um canal de comunicação muito mais eficiente que o praticamente ultrapassado e-mail. Hoje, o programa nos oferece todos os tipos de comodidades e, principalmente, nos permite saber como estão nossos amigos sem ter que passar a mão no telefone para tirar a dúvida.

Entramos na página personalizada e já damos de cara com a frase preferida da pessoa. Essa frase, se mudada diariamente, muitas das vezes reflete o humor em que ela está e como está enfrentando mais um dia de trabalho.

Abaixo, se houve atualização, podemos saber em que evento ela esteve, se alguém fez aniversário e, claro! O Orkut nos alerta que alguém está comemorando mais um dia de vida. Quantas vezes você lembrou de entrar no Orkut por vício e acabou dando de cara com aquele amigo que fazia aniversário no dia e você sequer lembraria se não fosse a tecnologia.

O Orkut dita tendências, cria networks, te dá possibilidades de alcançar vendas e objetivos que, sem a existência dele, jamais chegaria perto. É pelo Orkut que você tem canais para chegar e agradar a seus amigos e clientes. Afinal, além de todo o perfil já escrito, pois adoramos contar aos outros como somos, o usuário ainda separa, de milhões de opções, as principais comunidades que mais tem afinidade com a sua personalidade.

Outra mina de ouro encontrada através do Orkut é a barra de aplicativos. Desde a tal da Colheita Feliz, o programa abriu as portas do inimaginável. Que raios uma pessoa precisa acordar às 7h para regar uma planta ou dar alimento a porcos, galinhas e vacas? E mais! Estamos pagando moedas verdes, ou seja, verdadeiras, para termos esse trabalho!

O Google, através do Orkut aprendeu a nos colocar dentro de uma rotina e, ao mesmo tempo, quebrar outras tarefas cansativas que temos. Pessoas usam esses aplicativos como um desafogo da correria do dia-a-dia. Uma pausa do trabalho. E com isso, as oportunidades do marketing digital surgem cada vez mais forte no meio.

Ninguém mais dá pausa para o cafezinho no trabalho. Os usuários, o tempo todo de serviço conectado, se apega ao Orkut e suas funcionalidades. Ele é o passatempo de um tempo em que nos estressamos durante o dia-a-dia.

Quem souber explorar esse vício, como mídia social, ganha dinheiro. Hoje, segundo pesquisas divulgadas por empresas especializadas, abrimos em média mais de 300 o nosso e-mail de trabalho para conferir se chegou uma mensagem nova. Por eficiência, utilidade? Não! Por puro reflexo. Puro vício.

A internet nos deixa facinados. O programa Picasa, por exemplo. Ele substitui totalmente os tradicionais álbuns de fotografias e nos traz sistemas de busca, música e editores de fotos que nos trazem ainda mais organização, fazendo com que não percamos tempos em procurar uma fotografia em meio de 500 ou 1.500 que tenhamos cadastrado.

E o Google Reader? O programa nos transforma em editores de jornais. Escolhemos as notícias que mais nos interessam e ele nos avisa quando os sites e blogs escolhidos são atualizados. Fantástico! Não há perda de tempo. Não precisamos mais ir atrás da notícia. A notícia é que vem até nós. De quebra, o Google Reader é gratuito e pode ser utilizado em qualquer máquina, sem a necessidade de se instalar um software.

Vejam a Roda Mágica do Google...você faz uma pesquisa e o Google mostraliteralmente rodinhas com palavras sugeridas que se relacionam e interligam com a que você buscou, te dando assim, vários resultados e sugestões. Algumas inesperadas, outras, por muitas vezes, desejadas.

Agora a maior novidade descoberta por um SEO, que conseguiu filmar o que seria o novo sistema da resultados instantâneo que já esta sendo testado, é chamado de Streaming. A novidade foi descoberta pelo consultor de SEO Rob Ousbey, do Reino Unido. Observando que o resultado do Google era modificado na busca de cada palavra digitada, o consultor gravou um vídeo fascinante. O Google não vai só sugerir palavras em cada letra digitada, mas também vai mostrar resultado de sites a cada palavra digitada.


O que você acha sobre as facilidades hoje encontradas na internet? Entre em meu site e comente: www.fabiogrinberg.com.br

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)