Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Belo Monte - Mutirão de desrespeito em Altamira



"Sob protesto, governo federal cancela abertura da Operação Cidadania Xingu, em Altamira"

Que cidadania? Avalio este mutirão como mais um dos desrespeitos que o governo vem fazendo com as populações locais, inclusive nós indígenas e demais populações que vivem em áreas de difícil acesso, tendo que aguardar em filas imensas no sol quente, sem o mínimo de informação dos serviços oferecidos.

Indígenas aldeados e da cidade, idosos, mulheres e crianças trazidas das comunidades (como a minha), e jogados no meio da multidão, sem que nenhum funcionário da Funai fizesse a recepção e condução dos grupos. Não há especificidade, os parentes foram tratados igual a todos, sendo vistoriados pela polícia na entrada do ginásio, como se fossem marginais, sem um mínimo de respeito. No local, vários estandes de órgãos governamentais, inclusive um estande da Funai com artesanatos indígenas e três funcionários no primeiro dia, que sequer sabiam nos conduzir ás atividades: Perdidos, despreparados. Nem a programação do evento tinham em mãos, (nem em mente).

Após muitas reclamações, sem se livrarem da fila, os parentes conseguiram senha para atendimento..., mas o sistema não colaborava. Então, os parentes retornaram à comunidade para tentar atendimento no dia seguinte.

Triste quadro este, porém a única coisa que nos cabe é avaliar a que ponto chega a sociedade, que mesmo sabendo dos seus direitos, têm que pagar um alto preço para conquistá-los. Enfim, todos precisam de cidadania.

A multidão que se encontrava durante todos os dias das ações, reflete o descaso do Estado para com a sociedade. A ausência de políticas públicas do Estado em nossa região, é, principalmente, mas uma forma de os governos Federal, Estaduais e Municipais tentarem passar por cima da consciência da sociedade. Através destas ações, que deveriam ser direitos do povo e obrigação do Estado, o empreendimento Belo Monte segue disfarçado.

Que desenvolvimento é este meu Deus Cina'aã? Que esmaga o que as pessoas têm de mais importante, que é a vida???

Fonte: Sheyla Yakarepi Juruna / CIMI

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público de Rondônia, identificando responsáveis de possív

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

O Indivíduo na sociedade e a sociedade no indivíduo: Ninguém se pensa sozinho Não existe um “eu” puro fora do “nós”, nem um “nós” abstrato que dispens

Ipam é alvo de operação policial

Ipam é alvo de operação policial

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (Ipam) voltou ao noticiário. Não, evidentemente, pela q

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Aos onze Candidatos que aspiram representar a Nação:Escrevo esta carta não apenas em meu nome, mas na qualidade de porta-voz de milhões de portugu

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)