Sábado, 6 de agosto de 2011 - 08h11
"Sob protesto, governo federal cancela abertura da Operação Cidadania Xingu, em Altamira"
Que cidadania? Avalio este mutirão como mais um dos desrespeitos que o governo vem fazendo com as populações locais, inclusive nós indígenas e demais populações que vivem em áreas de difícil acesso, tendo que aguardar em filas imensas no sol quente, sem o mínimo de informação dos serviços oferecidos.
Indígenas aldeados e da cidade, idosos, mulheres e crianças trazidas das comunidades (como a minha), e jogados no meio da multidão, sem que nenhum funcionário da Funai fizesse a recepção e condução dos grupos. Não há especificidade, os parentes foram tratados igual a todos, sendo vistoriados pela polícia na entrada do ginásio, como se fossem marginais, sem um mínimo de respeito. No local, vários estandes de órgãos governamentais, inclusive um estande da Funai com artesanatos indígenas e três funcionários no primeiro dia, que sequer sabiam nos conduzir ás atividades: Perdidos, despreparados. Nem a programação do evento tinham em mãos, (nem em mente).
Após muitas reclamações, sem se livrarem da fila, os parentes conseguiram senha para atendimento..., mas o sistema não colaborava. Então, os parentes retornaram à comunidade para tentar atendimento no dia seguinte.
Triste quadro este, porém a única coisa que nos cabe é avaliar a que ponto chega a sociedade, que mesmo sabendo dos seus direitos, têm que pagar um alto preço para conquistá-los. Enfim, todos precisam de cidadania.
A multidão que se encontrava durante todos os dias das ações, reflete o descaso do Estado para com a sociedade. A ausência de políticas públicas do Estado em nossa região, é, principalmente, mas uma forma de os governos Federal, Estaduais e Municipais tentarem passar por cima da consciência da sociedade. Através destas ações, que deveriam ser direitos do povo e obrigação do Estado, o empreendimento Belo Monte segue disfarçado.
Que desenvolvimento é este meu Deus Cina'aã? Que esmaga o que as pessoas têm de mais importante, que é a vida???
Fonte: Sheyla Yakarepi Juruna / CIMI
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A política do tempo dos coronéis
Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem. Não se pode negar que Léo Moraes es

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo
O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)