Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Belo Monte - Mutirão de desrespeito em Altamira



"Sob protesto, governo federal cancela abertura da Operação Cidadania Xingu, em Altamira"

Que cidadania? Avalio este mutirão como mais um dos desrespeitos que o governo vem fazendo com as populações locais, inclusive nós indígenas e demais populações que vivem em áreas de difícil acesso, tendo que aguardar em filas imensas no sol quente, sem o mínimo de informação dos serviços oferecidos.

Indígenas aldeados e da cidade, idosos, mulheres e crianças trazidas das comunidades (como a minha), e jogados no meio da multidão, sem que nenhum funcionário da Funai fizesse a recepção e condução dos grupos. Não há especificidade, os parentes foram tratados igual a todos, sendo vistoriados pela polícia na entrada do ginásio, como se fossem marginais, sem um mínimo de respeito. No local, vários estandes de órgãos governamentais, inclusive um estande da Funai com artesanatos indígenas e três funcionários no primeiro dia, que sequer sabiam nos conduzir ás atividades: Perdidos, despreparados. Nem a programação do evento tinham em mãos, (nem em mente).

Após muitas reclamações, sem se livrarem da fila, os parentes conseguiram senha para atendimento..., mas o sistema não colaborava. Então, os parentes retornaram à comunidade para tentar atendimento no dia seguinte.

Triste quadro este, porém a única coisa que nos cabe é avaliar a que ponto chega a sociedade, que mesmo sabendo dos seus direitos, têm que pagar um alto preço para conquistá-los. Enfim, todos precisam de cidadania.

A multidão que se encontrava durante todos os dias das ações, reflete o descaso do Estado para com a sociedade. A ausência de políticas públicas do Estado em nossa região, é, principalmente, mas uma forma de os governos Federal, Estaduais e Municipais tentarem passar por cima da consciência da sociedade. Através destas ações, que deveriam ser direitos do povo e obrigação do Estado, o empreendimento Belo Monte segue disfarçado.

Que desenvolvimento é este meu Deus Cina'aã? Que esmaga o que as pessoas têm de mais importante, que é a vida???

Fonte: Sheyla Yakarepi Juruna / CIMI

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

O Dicionário Aurélio define a palavra “penduricalho” como “coisa pendente, para ornato”. No Brasil, país onde as coisas nem sempre são o que parece,

Vereadores de Porto Velho “abandonam” pauta e se revezam no bate-boca

Vereadores de Porto Velho “abandonam” pauta e se revezam no bate-boca

Ensina a sabedoria popular que, em casa onde falta pão, todos reclamam e ninguém tem razão. O ditado é uma metáfora para ilustrar que, em momentos d

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)