Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: A ressaca de Lula no governo Dilma-PT


 
João Serra Cipriano

O tempo não costuma perdoar os discursos populistas, as mazelas maquiadas e muito menos, farra com o orçamento público. As conseqüências costumam aparecer em forma de inflação e total desequilíbrio das contas públicas, provocando uma enorme dor de cabeça para o seu sucessor, mesmo que seja a própria “camarada” do padrinho político.

O grande problema desta ressaca, fruto das inconseqüências da farra do dinheiro público, é que, mais uma vez, os contribuintes, as classes trabalhadoras, média e principalmente os empreendedores, que terão que pagar a velha conta da incompetência de gestão, mesmo tendo a Lei de Responsabilidade Fiscal para coibir tais abusos e o Congresso para punir o gestor.

Ninguém ousou falar cara a cara com o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, que o seu governo país das maravilhas, idealizado em sua mente revolucionária a base de doses exacerbadas de populismo, iria colocar os 190 milhões de brasileiros de volta na famigerada inflação e arrojo salarial por conta da perda do poder de compra.

O Brasil da era Lula-PT, projetados pelos camaradas: Dilma, Pallocci e Zé Dirceu incluía beneficiar imediatamente 20 milhões de eleitores miseráveis, na tal bolsa família, daí, atrair outros 30 milhões de brasileiros desavisados, sem plena consciência real de economia, dando-lhes uma falsa sensação de que na era Lula, haviam ficados ricos e podiam financiar carros, casas, apartamentos, motos, eletrodomésticos. A propaganda enganosa do governo Lula-PT criou uma bolha da felicidade, uma bolha de falsa riqueza, maquiando mazelas sociais e iludindo os pobres miseráveis a comprar e assumir divida impagável em longo prazo.

Nesta semana, duas notícias mostradas por todos os meios de comunicação revelaram os equívocos imperdoáveis da economia aloprada da era Lula-PT. A primeira deu conta que os emergentes, os tais “ricos” dos oito anos do governo Lula, aqueles que acreditaram nas propagandas governistas, que financiaram carros, motos, casas, apartamentos e eletrodomésticos, amargam o arrojo salarial com reajuste médio de Luz, Água, Gasolina, Impostos, IPTU, IPVA e outros impostos acima de 80%, e, não conseguem pagar as suas dividas, faltando dinheiro vivo até para colocar na mesa dos seus filhos, o arroz com feijão.

Outra notícia preocupante, é que a própria Caixa Econômica Federal realizou “ Leilão de imóveis” da minha casa milha vida. Alguns desses imóveis poderão ter origem, ex-mutuários, que não conseguiram pagar a casa própria pelo arrojo salarial dos últimos oito anos.

Com a volta da inflação galopante, o próprio governo para juntar dinheiro para pagar a dívida interna, hoje na casa de 1 trilhão de reais, e, para ajustar as suas contas, mandou o banco central a recolher mais de 800 bilhões da economia, e vem tocando “a banho Maria” as obras do tal PAC, além de ter mergulhado o crédito popular dos brasileiros à taxas de até 254% ao ano.

A bolha da felicidade econômica da era Lula-PT explodiu, segundo estudos confiáveis, justamente no lombo da massa assalariada e nas futuras receitas dos empresários, que mais cedo ou mais tarde, serão chamados para pagar outra vez as contas falidas do governo federal. Em resumo, gostem ou não, o governo nos últimos oito anos gastou mais do que podia, para manter-se em uma falsa bolha econômica, lubrificada pelo populismo, elevou suas dividas para quase 1 trilhão e 500 bilhões de reais, beneficiando os grandes banqueiros, com a volta da inflação.

Agora o contribuinte arca com a gasolina mais cara do planeta, mais de U$ 2 dólares o litro, isso, com as propagandas oficiais “milagrosas” de pré-sal, auto-suficiente em petróleo, membro exportador de combustíveis. De que adianta tanta propaganda enganosa, sendo que amargamos perdas constantes no poder de compra. A grande verdade é que o custo de vida anda preocupante “inflação” a cada dia. Profissionais liberais que dependem do transporte de seus veículos já não conseguem repassar os custos aos seus clientes e começam a amargar perdas.

Por ouro lado, assistimos a elite política instalada no Congresso Nacional e com bilionários contratos públicos, outra parte da elite beneficiária direta dos desequilíbrios das contas públicas, os grandes banqueiros, todos, orquestradamente elogiando, bajulando e jogando dinheiro na grande mídia para abafar as conseqüências da inflação, maquiando as mazelas sociais da fome, da violência, da falta de saúde e falta de manutenção, ampliação das infra-estruturas.

Já os contribuintes, os pagadores de impostos, os trabalhadores e a massa de cidadãos honrados, mais uma vez assistem manchetes de indícios de pessoas ligadas ao grupo governista do PT, sendo alvos de terem levado vantagens econômicas por conta de “loby’s” à custa dos contribuintes. A corrupção no Brasil chegou ao limite máximo e gera indiferença completa na classe política. “Até quando democracia, você irá assumir as mazelas dos camaradas esquerdistas corruptos?”.

Já os pequenos empresários que acreditaram na era Lula e foi aos bancos tomar empréstimos para gerar empregos, renda e impostos, vai falir, por conta das medidas tomadas pelo governo em “desacelerar a economia a qualquer custo”.

Num Brasil faz de conta, com as obras do PAC paralisadas de Norte a Sul, com a volta da inflação, arrojo salarial e também a falta de comida na mesa dos menos favorecidos, a camarada Dilma tem que agüentar a atual ressaca do governo Lula.



Fonte: João Serra  /  ciprianoserra@yahoo.com.br
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)