Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Onde se fala de amigos e amizade



Por Humberto Pinho da Silva

Há rifão, bem antigo, que diz: “Cada um dança segundo os amigos que tem na sala “ : Rodrigo Lobo, regista-o na “ Corte na Aldeia”.

E rifões, no parecer de D. Francisco Manuel de Melo, são “ verdades que a experiência, suma mestre das artes, pronunciou pelas bocas do povo”.

Quem tem amigos sempre ou quase, alcança o que quer. Lembra e bem, Pª Manuel Bernardes, na “ Nova Floresta” , que: discreto arrolava entre os numerosos bens, os amigos.

Buscam alguns, para amigos, os poderosos e influentes, desprezando os humildes, olvidando o célebre apólogo das duas panelas de Esopo, utilizado magistralmente pelo Pª Manuel Bernardes.

Nas agruras da vida, e sempre as há, o forte triunfa, e a panela de barro é que quebra.

Devem, portanto, ser os amigos semelhantes em tudo. Não necessariamente iguais, em fazenda e poder, mas que não haja grande diferença.

Os poderosos costumam ter muitos amigos. Job também os tinha, mas pobre e doente, escapuliram-se.

Estando em amena cavaqueira com conhecido político, confessou-me que ao retirar-se, muitos que o visitavam, amiudadamente, espaçaram encontros. “Porquê?” - perguntou-me, entre risos , - “já não lhes podia fazer jeitinhos…”- respondeu.

Aconteceu o mesmo a Camilo. Empobrecido, enfermo, quase cego, viu-se abandonado por muitos que o acompanharam nas horas de alegria.

Certa ocasião abracei, efusivamente, gestor que caíra em desgraça, por motivos políticos, em local muito frequentado. Atónito, voltando-se para mim, declarou: - “ Não tem receio de o fazer? Amigos e correligionários viraram-me a cara “ .

Marcelo Caetano sentiu o mesmo no exílio, e o que lhe doía mais era a ingratidão daqueles a quem fizera bem.

Termino com a opinião de minha querida amiga D. Cândida Pacheco - velhinha muito bonita e simpática, - que por sua vez escutara-a da boca do avô: “Menina: se um dia caíres na rua, não penses que são os ricos que te vão levantar, mas os que usam tamancos e chinelas.”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)