Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O QUE ESPERAR DO AGRONEGÓCIO EM 2012?


André Lobo Faro*

A confiança no agronegócio brasileiro está alta, e não é por menos, já que o país sustenta o apelido de “celeiro do mundo”, devido a sua grande abrangência de exportação de produtos do campo. Para se ter uma ideia da boa fase, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio, que caiu 5,51% em 2009 em razão da crise mundial, saltou para 7% em 2010, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2011, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 6,12%, totalizando R$ 822,9 bilhões.

A Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, está de olho em três importantes setores do agronegócio: o campo, pela sua potência em oferecer produtos de qualidade para o país e para o mundo; o plantio e manejo de árvores, por ser um dos maiores setores em expansão, que atua como segunda fonte de renda para os produtores rurais e abastece mercados importantes, além de ser o reflorestamento um meio de preservar as florestas nativas; e os trabalhos em jardins residenciais, já que a empresa sempre esteve atenta às tendências de paisagismo, disponibilizando para o usuário doméstico conforto e produtividade ao cuidar do seu jardim.

Crescimento no campo

No agronegócio iremos focar no promissor setor de alimentos, já que, no cenário mundial, a produção precisa crescer 20% nos próximos dez anos para dar conta da demanda. No segmento cafeeiro, por exemplo, a Husqvarna oferece o Kit Café, composto por equipamentos de alto desempenho e facilidade no manuseio, ideais para profissionais que buscam produtividade no processo de plantio, colheita e manejo do café. Em 2012 a Husqvarna reforça a sua linha com produtos de alta tecnologia para oferecer o que há de melhor aos produtores rurais, para a manutenção das áreas verdes de suas propriedades.

Florestas plantadas: uma solução inteligente

Um dos últimos boletins da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) afirma que a área de reflorestamento de eucalipto apresentou um forte crescimento no Brasil, chegando a 32,3% em 2009. E de olho neste cenário, encontramos oportunidades para a expansão de vendas de nossos equipamentos que são referência em manejo de áreas verdes.

A força dos jardins

A temporada de jardim, que começou em setembro de 2011 e se estende até, pelo menos, março de 2012, será motivo para iniciarmos o ano com enfoque na divulgação de nossos aparadores de grama, roçadeiras, cortadores de grama, podadores de cerca-viva, sopradores, ou seja, a solução completa para os cuidados com o jardim.

Além disso, uma de nossas principais metas para este novo ano é conquistar novos clientes e fortalecer laços com aqueles que já possuímos. Para isso, traremos para o Brasil, assim como fizemos em 2011, produtos com as características que só a Husqvarna consegue oferecer: alta tecnologia, fácil manuseio, potência e leveza.

O que esperar de 2012?

Iniciaremos o ano com visão em desenvolvimento de vendas e mercado, respeitando as peculiaridades de cada região e maximizando oportunidades que fortaleçam a marca Husqvarna. Investiremos em novos nichos de mercado, acreditando na qualidade de nosso portfólio de produtos para diversas aplicações no país e no mundo, buscando sempre agregar valor a nossa marca e honrar a liderança que temos mundo afora.

Nossa equipe mundial está em sintonia. Trabalhamos todos engajados em um mesmo compromisso: oferecer produtos com as melhores tecnologias que atendam e superem as expectativas do mercado do agronegócio, reflorestamento e manejo de áreas verdes em geral.

André Lobo Faro é Gerente Nacional de Vendas da Husqvarna, líder no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)