Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

O PT caminha para a extinção?


O PT caminha para a extinção?  - Gente de Opinião 

Professor Nazareno*

            Para a alegria de muitos brasileiros e felicidade geral da nação, o PT, Partido dos Trabalhadores, caminha inexoravelmente para a sua total extinção. Se a derrota de Dilma Rousseff for confirmada em 26 de outubro próximo para o PSDB de Aécio Neves, é bom a “companheirada” ir logo migrando para outras agremiações políticas, procurar novos empregos, voltar para os sindicatos de classe e abandonar para sempre as inúmeras fundações, autarquias e outras repartições oficiais de que participam desde que seu partido chegou ao poder. Se no restante do Brasil os petistas ainda alimentam uma tênue esperança de se manterem “por cima da carne seca”, em Rondônia a pá de cal definitiva para a extinção deste outrora partido de esquerda já foi jogada. Destroçado nas urnas, resta agora a árdua tarefa de juntar os cacos, isto se ainda restarem cacos.

            Todas estas afirmações podem parecer um “discurso tucano”, dirão alguns ainda otimistas seguidores da estrela vermelha, mas a realidade que a militância petista insiste em não ver é que este partido recebeu uma total desaprovação nas últimas eleições tanto no país quanto no Estado de Rondônia. Por aqui praticamente não elegeu ninguém, apenas dois deputados estaduais de pouca expressão e ainda teve que amargar um quarto lugar na disputa para o governo do Estado. Como se não bastasse tanta desgraça para os petistas, até a Presidente Dilma foi derrotada em nosso Estado. Rondônia deveria ser um reduto tradicional do PT por estar no Norte do país, mas o recado das urnas mostrou claramente que muitos eleitores locais ainda não perdoaram a última e desastrada administração dos petistas em Porto Velho, nossa abandonada e suja capital.

            Os eternos viadutos inacabados que enfeiam ainda mais a já feia cidade e infernizam a nossa vida são testemunhas dessa ineficiência petista. Além disso, no final da administração dos“companheiros” em Porto Velho, vários secretários foram presos. O próprio ex-prefeito também puxou uma cadeia, ainda que por muito pouco tempo. Claro que a corrupção e os desmandos existem em todos os partidos e estão entranhados no meio político há muito tempo, mas o PT foi o único dentre esses partidos que cresceu politicamente dizendo ser a vestal da moral e da decência. Por princípios éticos e de coerência era o único a não ter se metido em roubalheiras e corrupção. É Mensalão, é escândalo da Petrobrás, é a troca de votos por programas sociais. Enfim, o partido com que eu simpatizava, hoje não é nem a sombra do que foi lá na distante década de 1980.

            E por ser funcionário público já em fim de carreira, também não vou votar no Aécio Neves e no seu PSDB das privatizações, do PDV e do neoliberalismo oco, mas sinto que está na hora de afastar definitivamente, pela via democrática, os petistas do poder. Eles são muito bons só para fazer oposição mesmo. A grande verdade é que o PT começou a desmoronar quando se juntou a tudo o que não presta na política nacional como Sarney, Renan Calheiros, Paulo Maluf, Jáder Barbalho, Collor e inúmeras outras figuras políticas que os petistas sempre combateram. No entanto, é bom ficar de olho. Como em política tudo é possível, a “Fênix petista” pode renascer das cinzas com as possíveis vitórias da Dilma e do Confúcio. Afinal de contas, o fisiologista PMDB aceita tudo em seu meio. Roberto Sobrinho, Secretário de Estado? Sarney, futuro Ministro?

*É Professor em Porto Velho.

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual