Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

O ano de 2015 foi muito desafiador para todos os brasileiros



No nosso caso, analisando o cenário que se apresentava desde o final do ano passado, vi que não havia realmente muitas alternativas. Inevitável então cortar todos os custos, descartar todos os investimentos, encerrar definitivamente as iniciativas que faziam parte de um sonho, mas não havia mais condições de bancarmos a operação, e reestruturar o que era viável de forma a ter o mínimo de oxigênio necessário para respirar. 

Desafios faz parte da vida. Todavia, a diferença entre as pessoas medianas e os empreendedores, é sua percepção e reação diante das tormentas.

Com isso conseguimos executar pelo menos um dos nossos 4 seminários previstos, o CSO Summit, com grande sucesso e repercussão; e captamos recursos para pelo menos um de nossos mais de 10 projetos sociais, o Super Sacada, que vamos realizar no ano que vem.

O curioso deste ano foi verificar que praticamente todas as empresas envolvidas na operação Lava Jato, e todos os respectivos interlocutores que estão presos ou investigados, foram prospectados para apoiarem nossos projetos sociais.

Infelizmente estas organizações preferiram pagar milhões de dólares para campanhas políticas ou propinas, do que doar recursos para projetos que ajudariam a mudar a vida de milhares de pessoas, e transformar nosso país em um lugar melhor para se viver, com mais educação, mais justiça social, mais saúde e mais segurança. A conclusão que tiro disso tudo é uma só: Deus é justo e está no controle de todas as coisas.

Chego neste final de ano com a certeza de que somente pela misericórdia de Deus foi possível vencer todas as batalhas; e posso dizer que para 2016, diante do cenário que se apresenta, será preciso seguir a dica do Dr. Claudio Duarte e simplesmente continuar confiando em Deus e não participar da crise: https://goo.gl/6NNpz2

Como sempre estou com pensamento positivo e pronto para novas batalhas, pois o pior de todos os erros é não tentar outra vez. A vida Cristã é uma séria de recomeços.

A Bíblia Sagrada nos ensina muito sobre recomeçar, de forma inteligente, transformando fracassos em vitórias, com apenas 3 atitudes:

1.      Precisamos nos animar no Senhor.

Todo fracasso gera desânimo quanto ao passado e medo do futuro. Então, nas derrotas e nos fracassos da vida precisamos nos animar no Senhor. Disse o Senhor a Josué: “não temas, não te atemorizes”.

2.      Precisamos seguir as estratégias de Deus.

O caminho mais curto e eficaz para a vitória é seguirmos as estratégias de Deus. Ele tem estratégias diferentes para cada empreendimento da nossa vida. Ter sucesso é, dia após dia, ser como Deus quer que sejamos e alcançar as metas que estabelecemos sobre a orientação Dele.

3.      Precisamos agir confiados nas promessas de Deus.

A vitória vem do Senhor para aqueles que se apropriam das Suas promessas. A promessa de Deus não tem nenhuma eficácia se não for acompanhada pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus e receber Dele alguma vitória. Não importa o tamanho ou a dimensão do nosso fracasso ou dos nossos problemas. Nós podemos levantar e recomeçar outra vez. A vida, assim como a Guerra, é uma série de erros e acertos, e não é a melhor pessoa ou melhor general aquele que dá o menor número de passos em falso. Na verdade, o melhor é aquele que conquista as vitórias mais extraordinárias extraindo-as dos erros. Temos que usar os erros para organizar as vitórias!!

Em João 16:33 tem uma passagem que me inspira muito:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Jesus citando essa passagem quis passar para nós a sua própria experiência aqui na terra. Uma vez que o filho de Deus foi enviado para que pudéssemos ver a grandeza do Pai, Ele sabia o que passaria aqui, no entanto Ele teve força para cumprir sua missão.

Mesmo passando por aflição profunda, sendo açoitado e crucificado, nunca fraquejou e seguiu até o fim. Se Jesus passou por tudo isso, saiba: você tem a força para vencer o mundo como ele venceu. Então temos que ter força, pois aquele que venceu o mundo está contigo, não temas!

Desejo então a você, pela graça do Senhor Jesus Cristo, seja 2016 um ano de muita paz, recomeço, vitórias, saúde, prosperidade, felicidades e que você possa continuar realizando todos os seus mais preciosos sonhos.

Desejo também que você e sua família tenham um Feliz Natal, confraternizando com muito amor e alegria!

Abaixo uma mensagem que mandei para meus amigos em 2005, mas que continua atual e reflete o que penso para as nossas vidas:

·         Seja simples.Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.

·         Estude sempre e muito.A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.

·         Seja grato a quem participa de suas conquistas.O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.

·         Eleve suas expectativas.Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

·         Tenha metas claras.A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

·         Cuide bem do seu corpo.Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também.

·         Declare o seu amor.Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). 

·         Amplie os seus relacionamentos profissionais.Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons relacionamentos é essencial em momentos decisivos.

·         Seja ético.A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

·         Tenha um orientador.Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem-sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.

·         Jogue fora o vício da preocupação.Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem. Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.

·         Tenha amigos vencedores.Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.

·         Seja otimista.Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos.

·         Resolva.Limpe de sua vida as situações e os problemas desnecessários.

·         Celebre as vitórias.Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

·         Perdoe.Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

·         Arrisque.A vida não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.

·         Tenha uma vida espiritual.Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore ao acordar e antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração é uma fonte ímpar de inspiração.

Muita paz, harmonia e amor... sempre!

Jorge Muzy

Mais Sobre Opinião

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara

Sua Excelência a abstenção

Sua Excelência a abstenção

Independente de quem saía consagrado das urnas no segundo turno do pleito para a prefeitura de Porto Velho (Hildon Chaves ou Cristiane Lopes), certo

A cidade foi a grande ausente no debate

A cidade foi a grande ausente no debate

Se o Ibope estiver certo em sua aferição, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai permanecer por mais quatro anos no comando do município de Porto Velho