Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Novo consórcio do transporte promove massacre no emprego


 Novo consórcio do transporte promove massacre no emprego - Gente de Opinião

Itamar Ferreira *

... Enfim foi revelado o “mistério” do porque mesmo tendo o compromisso de absorver os funcionários das atuais empresas de transporte coletivo o Consórcio Integrado Municipal (SIM), que assumirá o sistema, recolheu mais de quatro mil currículos de profissionais de fora do sistema: mais de 80% das primeiras contratações, efetuadas neste dia 4 de janeiro, são de profissionais que não pertencem às atuais empresas.

Usando um rigorosíssimo processo de exames médicos, que incluem Raio-x e ressonância magnética, o médico do trabalho contratado pelo SIM dr. Bruno Loiola está reprovando como INAPTO a esmagadora maioria dos atuais trabalhadores. Só nesta terça-feira (05) 150 e cinqüenta trabalhadores teriam sidos rejeitados, praticamente todos que passaram pelo médico do trabalho.

Ao que parece a empresa quer um profissional que tenha a saúde de um jovem de 20 anos, mesmo já tendo trabalhado 15, 20, 25 anos no transporte coletivo da Capital. Tal postura é inaceitável, pois dentro do compromisso do prefeito Mauro Nasif de que os atuais trabalhadores seriam absorvidos pelas novas empresas elas teriam que efetuar a contratação e caso haja algum problema de saúde que impeça o trabalho que o trabalhador seja afastado pelo INSS.

Desses trabalhadores declarados sumariamente INAPTOS pelo Consórcio SIM, através do seu médico do trabalho, menos de 10% tem chances de conseguirem afastamentos pelo INSS, que é muito mais rigoroso ainda do que esse médico do trabalho na hora de conceder um benefício. Muitos desses trabalhadores jamais foram afastados pelo INSS e todos estão desenvolvendo normalmente suas atividades atualmente no transporte coletivo.

Chama a atenção o silêncio ensurdecedor do Sindicato SITETUPERON, que deveria ser o primeiro a denunciar e a se manifestar contra essa medida absurda; bem como, do prefeito Mauro Nazif que assiste a tudo em igual silêncio, enquanto os trabalhadores estão sendo massacrados em seus direitos. Também não se houve muitas manifestações por parte dos representantes do povo, os nobres vereadores.

Diante desta dramática situação não restaria aos atuais trabalhadores outra medida que não seja PARALISAÇÃO IMEDIATA do sistema, até que o prefeito tome uma atitude e o Sindicato busque, através de negociações e na Justiça garantir o direito dos trabalhadores.

A reivindicação é muito simples: contratação de todos os atuais trabalhadores do sistema de transporte coletivo e aqueles que o serviço médico do Consórcio SIM achar que não tem condições de trabalhar que sejam encaminhados ao INSS para afastamento. Caso o INSS não aceite afastar e diga que estão aptos a trabalhar, que retorne ao trabalho. Na situação atual criada pelo SIM mais de 90% desses trabalhadores estarão inaptos pelas empresas e aptos pelo INSS. Resultado: todos desempregados.

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, administrador de empresas, acadêmico de direito e presidente da CUT-RO.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muito dinheiro em caixa e baixa qualidade na prestação de serviços médico-hospitalares

Muito dinheiro em caixa e baixa qualidade na prestação de serviços médico-hospitalares

Na coluna da semana passada, tratei sobre a dificuldade para agendar uma consulta com um ginecologista para minha mulher na rede credenciada do Ipam

O Palacio de Versalhes brasileiro: Juízes  Procuradores agora ficam seis meses sem trabalhar por ano

O Palacio de Versalhes brasileiro: Juízes Procuradores agora ficam seis meses sem trabalhar por ano

Tem horas que se mostrar revoltado com tantas aberrações nesse país,  parece não adiantar muita coisa. É o chamado Jus sperniandi. Chore com mais e

Os erros do acordo ortográfico entre unificação e empobrecimento

Os erros do acordo ortográfico entre unificação e empobrecimento

Pluricentrismo significa respeitar e cultivar cada variante sem as apagarPreservar o «tu» e o «vós» não é saudosismo; é o último dique contra a prolet

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Em outubro próximo, o eleitorado brasileiro terá um encontro com as urnas. Trata-se de um momento importante para a democracia e, principalmente, pa

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)