Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Notinhas - Por Confúcio Moura


  1. Correção – no “post” último  Leite -riqueza possível, cometi um engano no texto. Quero corrijo-lo. O Projeto do Laticínio Micaella de Rolim de Moura, não tem nenhum recurso público. O próprio laticínio e parceiros são financiadores do projeto. Parabéns a Pedro Bertelli, homem, impecavelmente, correto. Gente de Opinião
     
  2. Rondônia nos surpreende sempre. Eu mesmo não sabia,  que por aqui, havia ZINCO. E não é que visitei uma mineração de Zinco em Nova Brazilândia. Imagine, o que ainda deve ter de minérios escondidos em nossas serras, vales e leitos dos rios?
     
  3. Cada município deve procurar ser bom em alguma coisa. Pimenta Bueno já fez suas escolhas. Área de confecção e polo cerâmico. E assim, cada um deve ser grande e especializado em alguma área da produção. Pode ser café, pode ser mineração, pode ser gado  de corte, leite, pode ser frutas, cacau, agroindústria, peixe e por aí vai. Não dá é para ficar parado.
     
  4. Mutirão de especialidades em Machadinho – com 23 áreas especializadas a Policlínica Osvaldo Cruz desceu de Porto Velho para Machadinho, para trabalho no sábado e domingo. Grande evento. E muitas necessidades. Parabéns ao Secretário Pimentel.
     
  5. O Juiz Sérgio Moro e outros tem feito e bem feito o seu papel. Como nunca foi feito neste país. Mas, se o Congresso Nacional não fizer a sua parte, que é uma uma Lei Eleitoral bem feita, definitiva e moralizadora, NADA FEITO, todo trabalho da justiça será inútil. Depois, deputados e senadores não venham reclamar da interferência do Poder Judiciário no Legislativo. Se não faz o que deve ser feito, a justiça é obrigada a  baixar resoluções sobre cada eleição.
     
  6. Poeminha – Mente pra mim/e a mente repete o hábito/ porque a mente cria o hábito/ porque não teme o risco…… Eu vi com esta luz que brilha/a desigualdade onde não poderia haver/ nos pés desolados/ a escola não pode omitir a razão…….Todos/e a compostura exige/ um par de sapatos/ a harmonia deve ser a fluência.(meninos na escola descalços ou com sandálias havaianas).
     
  7. É incrível o que acontece em Porto Velho, nos finais de semana. Quando a Polícia de Trânsito faz blitz da Lei Seca, reduz no mesmo dia e hora o número de acidentados no Pronto Socorro. Dirigir bêbedo é de uma irresponsabilidade e crime.
  8. JOER – termina sendo uma das maiores festas do Estado. Movimenta alunos do Estado inteiro. O esporte movimentando a juventude. Extremamente saudável.
     
  9. Governo – basta gerar confiança, segurança jurídica, crédito. O crescimento do Estado é feito pela força da atividade empreendedora das pessoas. Porque dinheiro existe. O dinheiro está guardado em boi, terra, aplicação financeira, prédios. Basta que ele se mova de uma lado para outro e tudo se transforma. Fora este, o dinheiro próprio, há dinheiro dos bancos e a participação do Governo, maior de todas, é não atrapalhar a atividade privada.
     
  10. O Presidente da República que mais admiro, por tudo e sempre, é Juscelino Kubitschek (JK), por ser um visionário ousado. E muito corajoso. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)