Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Morre, aos 78 anos, arcebispo emérito de Porto Velho, dom José Martins da Silva



O arcebispo emérito de Porto Velho dom José Martins a esquerda
 

Faleceu na manhã de hoje, 29 de janeiro, na cidade de São Gotardo (MG), o arcebispo emérito de Porto Velho (RO), dom José Martins da Silva. O corpo está sendo velado na paróquia de Santa Rosa, em Santa Rosa (MG). No início da tarde, o corpo será transladado para Tiros, interior de Minhas Gerais, cidade natal de dom José. Às 19h, haverá celebração de exéquias e, em seguida, o sepultamento.

Gente de Opinião

Em comunicado, a diocese de Luz (MG), na qual dom José Martins exerceu função de administrador diocesano, manifestou pesar pelo falecimento do bispo. “Amigo de todo clero, conselheiro sereno dom José deixará a lembrança de um homem simples e de uma fé inabalável. Amigo e “Anjo da guarda” de nossa diocese. A ele, nossa eterna gratidão. Rogamos ao Pai Celestial, que acolha este nosso irmão na morada eterna”, expressou administrador diocesano da diocese, padre Antônio Campos Pereira.
 

Na força do Senhor

Morre, aos 78 anos, arcebispo emérito de Porto Velho, dom José Martins da Silva - Gente de OpiniãoDom José nasceu em 14 de junho de 1936. Aos 19 anos, realizou a profissão religiosa na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN). Foi nomeado ao episcopado em 3 de janeiro de 1978, por João Paulo I, assumindo como primeiro bispo-prelado de Ji-Paraná (RO), onde permaneceu até 1982. Escolheu por lema “Na força do Senhor” (Virtude Dei). Durante quinze anos esteve como arcebispo de Porto Velho, até a data de sua renúncia, em 1997.

Em sua trajetória episcopal, dom José Martins da Silva teve intensa atuação nos trabalhos sociais da Igreja e na atividade missionária. Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - (1983-1987) e presidente do DEMIS da Conferência Episcopal Latino Americana (1987-1991).

Fonte: CNBB com informações e foto da diocese de Luz.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

ZUMBI - Uma farsa celebrada

ZUMBI - Uma farsa celebrada

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

A Igreja não pode tornar-se um superpartido

A Igreja não pode tornar-se um superpartido

A missão da Igreja é transumana transcendente e não pode ser reduzida a mais uma voz no debate partidárioA presença pública de responsáveis eclesiás

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)