Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Missa em ação de graças ao padroeiro dos jornalistas


Na próxima sexta-feira (24 janeiro) é o dia consagrado ao santo padroeiro dos jornalistas.  Nesta data, celebra-se a memória litúrgica de São Francisco de Sales, lembrado, em particular, pela sua grande humildade e sabedoria, qualidades que utilizou em favor da unidade da Igreja Católica. Em Porto Velho será solicitada a celebração de santa missa em memória deste santo, a ser celebrada na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima (bairro do Areal), às 19 horas.

São Francisco de Sales juntamente com a Baronesa Jeanne-Françoise Frèmiot de Chantal fundou a Ordem da Visitação (1610), uma congregação de freiras devotas do Sagrado Coração de Jesus, com a tarefa de infundir no mundo o amor divino através da oração, da contemplação e da visitação aos pobres e doentes.

Bispo e Doutor da Igreja, Francisco de Sales se tornou o padroeiro dos jornalistas, pelo seu hábito de espalhar folhas manuscritas com as próprias homilias, colocando-as por debaixo das portas das casas particulares ou colando-as nos muros.

São Francisco de Sales, é preciso lembrar, além de ser o santo padroeiro dos jornalistas, dos autores, dos escritores e dos surdos-mudos, é o patrono da Ordem das Irmãs Salesianas. Essas piedosas religiosas há quase dois séculos, silenciosamente devotam suas vidas, além da oração, à instrução e à educação cristã da juventude, com especial cuidado com os surdos-mudos e outros deficientes.

Inicialmente, de fato, a Congregação das Irmãs Salesianas da Visitação, reformada em 1890 por Don Filippo Smaldone nas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, foi criada para ensinar o catecismo para surdos-mudos, depois, com o tempo, ampliaram a sua obra colaborando nas paróquias, por meio da educação dos jovens e a catequese às famílias, dirigindo pré-escolas, realizando trabalhos criativos, animações litúrgicas, surgidas das instruções e preocupando-se pela atenção espiritual dos enfermos e dos anciãos. Obras, estas últimas, que ainda desenvolvem.

Os jornalistas estão sendo convidados a participarem desta santa missa em honra do santo padroeiro da categoria. Por Paulo Ayres: ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia. Na Paz de Cristo!

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“O careca do INSS” e os carrões apreendidos pela PF

“O careca do INSS” e os carrões apreendidos pela PF

Aos poucos, o esquema que desviou bilhões das contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai caindo no e

O risco de a assistência médica do Ipam colapsar é real

O risco de a assistência médica do Ipam colapsar é real

Chega a ser até difícil encontrar adjetivos para qualificar o momento pelo qual passa o setor da assistência médica do Instituto de Previdência e As

O Governo precisa parar de enrolação e devolver logo o dinheiro roubado dos aposentados do INSS

O Governo precisa parar de enrolação e devolver logo o dinheiro roubado dos aposentados do INSS

Ladrões entraram no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), invadiram contas de aposentados e pensionistas, e realizaram um assalto de quase

“Não há vagas disponíveis”

“Não há vagas disponíveis”

          Se você quiser tirar a sua carteira de identidade ou simplesmente substituí-la porque a sua já está “velha e vencida” vai se deparar com e

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)