Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Mariana e Léo saem na frente na corrida pela prefeitura de Porto Velho


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Saiu mais uma pesquisa eleitoral para a prefeitura de Porto Velho. A ex-deputada federal Mariana Carvalho lidera, seguida do também ex-deputado federal e ex-diretor-geral do Detran, Léo Moraes. Novidade? Nenhuma. Já disse (e repito), não sem antes pedir desculpas aos eventuais competidores, que a disputa para o palácio Tancredo Neves dar-se-á entre Mariana e Léo. As pesquisas de opinião realizadas até agora atestam essa realidade. A menos, é claro, que aconteça um cataclismo eleitoral. Caso contrário, o cenário de hoje vai se repetir na apuração dos votos.

É possível que até o fechamento das urnas ocorra uma leve mudança na disposição dos postulantes dentro do tabuleiro eleitoral apontado pelas pesquisas de intenção de voto, subindo quem está em baixo e descendo quem está em cima, mas nada capaz de alterar radicalmente o resultado desenhado pelas sondagens para primeiro e segundo lugares. Os apoios serão muito importantes. Quem estará ao lado do candidato vai influenciar na decisão final do eleitor tanto para melhorar seu desempenho nas pesquisas quanto para sepultar suas pretensões políticas.

É certo que os programas eleitorais são armas poderosas, desde que usados corretamente, sem as costumeiras denúncias vazias de conteúdo ético e as promessas mirabolantes, que só convencem mesmo os incautos. Por isso, o candidato precisa tomar muito cuidado antes de abrir a boca para prometer alguma coisa ao eleitor.

Os debates entre os concorrentes têm se revelados fatores decisivos numa campanha eleitoral. A história da vida politica brasileira está repleta de exemplos de candidatos que perderam a eleição durante o debate, enquanto outros que tinham poucas possibilidades de vencer a disputa saíram vitoriosos. Não precisa de bola de cristão para prever o resultado da eleição para a prefeitura de Porto Velho, até porque não acredito nessas coisas. Os números das pesquisas falam por si sós, mas respeito os que pensam diferente. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutilação genital feminina

Mutilação genital feminina

O Martírio silencioso e a Urgência de ver e atuar Um relógio humano marca, a cada onze segundos, uma mutilação genital feminina no mundo. Este não

Acabar o Bolsa Família, por quê?

Acabar o Bolsa Família, por quê?

         A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Oficialmente, ainda não foi dado o tiro de largada da corrida para a sucessão do governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, mas, nos bastidores, já

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)