Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Lula em 2018 vence fácil


 

Professor Nazareno*

Se a eleição à Presidência da República fosse hoje, em qualquer cenário, seja com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra como candidato do PSDB, o ex-presidente Lula iria tranquilamente ao segundo turno pelo PT, segundo novo levantamento do Datafolha, com 20% das intenções de voto, em média. E no segundo turno venceria com muita facilidade. Isso depois de ser acossado pelo massacre impiedoso da mídia e estar atualmente sitiado pela Operação lava Jato. Lula não é um fenômeno nem nunca foi. Sua ascensão e popularidade se dão pela falta de uma oposição decente que lute pelo Brasil e pelos brasileiros. Além dos tucanos, não há nenhum outro nome no nosso cenário político que lhe faça oposição. Nem a ele nem à Presidente Dilma Rousseff. Bolsonaro? Marina? Malafaia? Marco Feliciano? Temer?

O sítio em Atibaia, interior de São Paulo e o tríplex do Guarujá podem e devem ser investigados à exaustão pelo juiz Sérgio Moro que ainda assim não convencerão os eleitores petistas mais fanáticos e os milhões de simpatizantes espalhados pelo Brasil afora de que ele tem “culpa no cartório”. Petista fanático é pior do que corno apaixonado: você fala, mostra provas irrefutáveis da corrupção e do roubo, mostra fatos contundentes, explica, comprova e ainda assim o miserável não acredita em nada e ainda acha que você está querendo destruir o casamento dele. Lula, no entanto não foi pior nem melhor do que qualquer outro presidente do Brasil. Foi igual a todos os outros com um diferencial: se elegeu dizendo que não iria roubar nada e que ia combater sem tréguas a corrupção no país. Que culpa ele tem se todos acreditaram em suas lorotas?

Claro que todo brasileiro sério e honesto gostaria que Lula e o PT tivessem governado o país como governaram sem ter a necessidade do Mensalão nem do Petrolão. Sem ter, enfim, a necessidade da roubalheira que se instalou nos seus governos corruptos, mas o pior é que em outros governos a coisa não foi diferente. Até mesmo durante a época dos generais, a gatunagem ao dinheiro público foi também uma regra. Para muitos incautos, a política brasileira não tem mais jeito, mas pelo menos os petistas olharam para os menos favorecidos. A Presidente Dilma praticou um estelionato eleitoral para se reeleger em 2014. Mas qual foi o candidato que nunca fez isso também? A sede pelo poder, e não pela melhora do país e do seu povo, tem sido uma desgraça que acompanha quase todos os políticos brasileiros em todos os tempos.

Por absoluta falta de concorrentes à altura, infelizmente Lula vai se eleger facilmente em 2018 para a desgraça maior ainda de todos nós brasileiros. Mas a Direita provavelmente não vai se conformar com a vontade popular e vai dar um golpe nos mesmos moldes de 1964, podem ter a certeza disto. O “projeto de poder” não é exclusividade do PT nem dos partidos de esquerda. Porto Velho está destroçada e arruinada pelas incompetentes administrações a que foi submetida desde 1914, mas quantos políticos estão hoje querendo concorrer ao cargo de prefeito desta cidade? Além de ter muita lama, carniça, falta de esgotos e podridão, a “capital dos destemidos pioneiros” parece ter também “muito mel”. O PT tinha que ser escorraçado da vida nacional assim como todos os outros partidos políticos e deviam discutir uma ampla reforma política no país em caráter de emergência para tentar mudar as coisas erradas.

*É Professor em Porto Velho.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)