Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Lula e Alckmin juntos!


Lula e Alckmin juntos! - Gente de Opinião

Chega a ser patético o flerte entre o ex-presidente Lula com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. O próprio Lula se encarregou de dar o primeiro passo naquilo que considera o grande acordo político que o lançaria como paladino da moralidade pública na eleição presidencial de 2022, tendo o tucano como vice.

Durante uma de suas tediosas entrevistas, Lula disse que sempre manteve uma extraordinária relação de respeito com Alckmin, mas não é isso o que se observa nos discursos do petista. Lula e Alckmin juntos é o que se poderia chamar de casamento explosivo: Lula defende o estado paternalista; Alckmin, por sua vez, é a favor do estado privatista. Teríamos, assim, um choque do capitalismo contra o socialismo.

Mas isso parece irrelevante para Lula. No fundo, o que importa mesmo é que tudo se junte em torno dele, não interessa os meios para que isso ocorra, desde que seus devaneios sejam alcançados. Não é difícil, porém, imaginar a confusão que essa possível coalizão de forças causaria na cabeça do eleitorado. Engraçado como Lula é capaz de qualquer sacrifício para tentar alcançar a unanimidade, valendo-se, inclusive, dos mesmos métodos que ele e seus séquitos sempre condenaram, porém é assim que se faz política no Brasil.

Assistimos apenas a febril atividade dos que reivindicam a cadeira hoje ocupada pelo presidente Jair Bolsonaro, cujo desgaste parece menor do que o apregoado pelos seus adversários. Até as convenções partidárias se repetirão os vaivéns costumeiros, a troca de tudo, menos da apresentação de propostas coerentes com as aspirações, necessidades e sentimentos coletivos. Enfim, à pobreza material soma-se a pobreza política. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Pelo que se tem lido na imprensa, parece que o governador de Rondônia, cel. Marcos Rocha, encontrou um partido para chamar de seu. Trata-se do PSD,

BR-364: pedágio veio para ficar

BR-364: pedágio veio para ficar

A cobrança do pedágio na BR-364 não é uma novela mexicana como muitos, de forma confortável, ainda pensam. Muito menos achar que, de uma hora para o

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

A Câmara Municipal de Porto Velho diz que não tem dinheiro para pagar direitos de servidores que se aposentaram há três, quatro anos ou mais, mas, e

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)