Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Links patrocinados: o que fazer para não gastar tempo e dinheiro


Links patrocinados: o que fazer para não gastar tempo e dinheiro - Gente de Opinião  
  
Por mais divulgado e massificado que tenha passado a ser, muitas dúvidas e incertezas ainda giram em torno do assunto link patrocinado: Como começa-lo? Em quanto tempo terei retorno do investimento? Quando e como efetivamente ele vai trazer o resultado que a minha empresa tanto espera?

O grande segredo, o primordial para se ter uma campanha de marketing digitalbem sucedida é estrutura-la da melhor maneira possível. Nunca tenha pressa para colocar o projeto em prática. A pressa ou ansiedade pode fazer com que problemas futuros apareçam mais à frente e a solução deles seja impossível ou muito difícil de se contornar.

Atitudes que parecem pequenas de serem tomadas são esquecidas e acabam dando muita dor de cabeça. Um dos exemplos e conselhos é para que a empresa certifique-se de que a modalidade de pagamento é pré-pago, com boletos bancários e nunca com cartão de créditos. Configurações como esta não podem ser mudadas mais para frente, a não ser que o a pessoa crie uma nova conta.

Também é necessário montar uma campanha em um arquivo ao antes de leva-la diretamente ao Adwords. Faça toda a estrutura, com campanhas e grupos de anúncio que sejam coerentes. Certifique-se também de que não há palavras-chaves ou anúncios de um produto no grupo de outro produto semelhante ao seu.

Nos primeiros instantes que a sua campanha estiver no ar, confira tudo detalhadamente. Vá ao Google e digita as palavras-chaves para ver se o seu anúncio aparece. Clique no link da home dele e certifique-se que você inseriu a página de destino correta. Aliás, esse é um erro bastante comum. O anunciante insere uma url (endereço de página) errada e, ao clicar no anúncio postado no Adwords percebe que a página não existe. O erro também acarretará em prejuízo, já que o Google não deixará de cobrar pela página que não está corretamente postada na internet.

O tempo de ativação de uma campanha através de link patrocinado é muito curto. Se você optar por uma ação de marketing digital sem o acompanhamento de um SEO – o que não em aconselhável já que esse profissional é especializado em otimizar seus resultados na internet – basta entrar no Google, clicar em “Soluções de Publicidade” e seguir todos os passos. Depois da estrutura feita no Adwords e pagar os valores indicados através de boleto ou cartão de créditos, a empresa tem sua campanha atividade e seus anúncios são veiculados em poucos minutos.

Aí vem a pergunta: como esse link entrará na cabeça ou chamará a atenção dos internautas? É simples. Como o anúncio tem pouquíssimos caracteres e nada mais que letras, não é viável tentar investir em apelos emocionais, como em propagandas de TV, ou em um projeto de marca a longo prazo. Porém, se a sua empresa tem uma promoção legal para ser iniciada, essa estreia do link patrocinado é uma boa hora para usa-la.

Há de se levar em consideração, também, a posição que o anúncio toma quando for ao ar. Esse é o principal critério para que o desempenho de sua campanha seja atingido com muito sucesso.

A otimização do site também fará com que seu anúncio passe a ganhar destaque pelo Google. Muitos usuários acreditam que a empresa que aparece em primeiro lugar no sistema de busca é a mais confiável e a líder de mercado. Um dos exemplos que tenho como cliente é uma empresa que trabalha com as palavras buffet para casamentos. Antes de simplesmente lança-la ao ar, precisei cuidar, detalhadamente da estrutura do site, das palavras-chaves que ela usaria, para que passasse a ficar no Topo do Googlequando os clientes as digitam no campo de busca.

Por isso, o ideal é que você atraia cada vez mais o interesse de seu consumidor alvo, para que ganhe o chamado espaço bonificado do Google. Você já deve te-lo visto. É o lugar abaixo do campo de busca, levemente alaranjado e que tem entre 1 e 3 anúncios. Essa posição significa que o anúncio recebeu uma premiação do Google, baseado no seu desempenho de cliques por aparições e outros fatores que compõe o índice de qualidade.

E você? O que acha da campanha através de links patrocinados? Entre em meu site ou blog e dê sua opinião: www.fabiogrinberg.com.bre www.topgoogle.com.br.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.