Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Liberte seus instintos



Gabriel Bocorny Guidotti
Jornalista e escritor
Porto Alegre – RS (Brasil)


------------------------------

Parei em uma praça qualquer e analisei o ambiente que se ofertava à minha observação. De imediato, meus ouvidos desligaram-se do mundo e de sua poluição visual, auditiva e intelectual. Pensei por intermédio de meus instintos. A razão, na visão dos humanos, preconiza hegemonia sobre as outras espécies. Mas e quando as outras espécies, sem razão alguma, têm algo a nos ensinar?

Sentindo o vento úmido chocar-se contra minha face, consegui ouvir formigas trabalhando e as árvores fazendo fotossíntese. Ao chacoalharem no ar, as folhas se mexiam de suas posições estáticas, assumindo uma posição cinética. Logo abaixo, um passarinho caçava alimentos para seus filhotes e teve sucesso ao capturar uma desafortunada minhoca. No alto, o céu azul se manifestava timidamente entre nuvens.

Em uma situação normal, aqueles minutos de calmaria não poderiam acontecer. A dinâmica do dia a dia, atrelada a conquistas materiais e necessidade de sobrevivência em um mundo racionalmente selvagem, faz as pessoas ignorarem o lugar de onde vieram. Do meio natural nascemos, mas hoje optamos por deixá-lo em segundo plano, substituindo-o gradativamente por nossos minimundos individuais.

A pureza do instinto foi substituída pelo excesso de cognição e isso nos tornou arrogantes. Tudo é motivo de opulência e ostentação, nada mais flui intencionalmente. Enquanto isso, o passarinho continua devorando sua minhoca, sem qualquer preocupação sobre o que a comunidade pensa a respeito de seu ato. Vive com o despojo do que precisa fazer e não pelo que se vê obrigado.

Então me levantei. Tive de voltar para aquilo que critiquei ao longo das últimas palavras. Um local fechado, distante da luz natural. Essa é a história de todos os indivíduos citadinos. Quando o minuto de atenção se vai, recomeçam as horas de provação. O verde é substituído pelo cinza. Os pássaros, tão livres e belos, dão lugar a exigentes chefes. Mas amanhã é outro dia. Sempre haverá tempo e espaço para observar o espetáculo mais lindo que existe. Basta libertar seus instintos.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)