Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Liberte seus instintos



Gabriel Bocorny Guidotti
Jornalista e escritor
Porto Alegre – RS (Brasil)


------------------------------

Parei em uma praça qualquer e analisei o ambiente que se ofertava à minha observação. De imediato, meus ouvidos desligaram-se do mundo e de sua poluição visual, auditiva e intelectual. Pensei por intermédio de meus instintos. A razão, na visão dos humanos, preconiza hegemonia sobre as outras espécies. Mas e quando as outras espécies, sem razão alguma, têm algo a nos ensinar?

Sentindo o vento úmido chocar-se contra minha face, consegui ouvir formigas trabalhando e as árvores fazendo fotossíntese. Ao chacoalharem no ar, as folhas se mexiam de suas posições estáticas, assumindo uma posição cinética. Logo abaixo, um passarinho caçava alimentos para seus filhotes e teve sucesso ao capturar uma desafortunada minhoca. No alto, o céu azul se manifestava timidamente entre nuvens.

Em uma situação normal, aqueles minutos de calmaria não poderiam acontecer. A dinâmica do dia a dia, atrelada a conquistas materiais e necessidade de sobrevivência em um mundo racionalmente selvagem, faz as pessoas ignorarem o lugar de onde vieram. Do meio natural nascemos, mas hoje optamos por deixá-lo em segundo plano, substituindo-o gradativamente por nossos minimundos individuais.

A pureza do instinto foi substituída pelo excesso de cognição e isso nos tornou arrogantes. Tudo é motivo de opulência e ostentação, nada mais flui intencionalmente. Enquanto isso, o passarinho continua devorando sua minhoca, sem qualquer preocupação sobre o que a comunidade pensa a respeito de seu ato. Vive com o despojo do que precisa fazer e não pelo que se vê obrigado.

Então me levantei. Tive de voltar para aquilo que critiquei ao longo das últimas palavras. Um local fechado, distante da luz natural. Essa é a história de todos os indivíduos citadinos. Quando o minuto de atenção se vai, recomeçam as horas de provação. O verde é substituído pelo cinza. Os pássaros, tão livres e belos, dão lugar a exigentes chefes. Mas amanhã é outro dia. Sempre haverá tempo e espaço para observar o espetáculo mais lindo que existe. Basta libertar seus instintos.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com medo de serem rifados da disputa eleitoral, Hildon e Moro trocaram de partidos

Com medo de serem rifados da disputa eleitoral, Hildon e Moro trocaram de partidos

O que há em comum entre o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o ex-ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro e atual senador pelo es

Para além da sociologia

Para além da sociologia

Os Limites da Análise de Roxana Kreimer e a Exigência de uma Matriz Antropológica IntegralAntónio da Cunha Duarte JustoResumoO presente artigo propõ

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Começam a esboçar as primeiras pré-candidaturas ao governo de Rondônia. E quem deu o pontapé inicial na corrida pela sucessão do governador Marcos R

Brasil, próxima vítima dos EUA

Brasil, próxima vítima dos EUA

           A China é um país comunista e hoje tem um PIB que rivaliza com o dos Estados Unidos. Fala-se que a partir dos anos 2030/2035 os chineses

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)