Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Janio: Gilmar deve ser impedido de julgar Temer no TSE e no STF


Janio: Gilmar deve ser impedido de julgar Temer no TSE e no STF - Gente de Opinião

247 – Até a terça-feira 31, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, deve homologar as 77 delações da Odebrecht, incluindo a de Cláudio Melo Filho, que acusa Michel Temer de pedir e receber R$ 10 milhões que saíram do departamento de propinas da empreiteira, em pleno Palácio do Jaburu (leia aqui).

Ato contínuo, o ministro Hermann Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, irá anexar tais delações ao processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, com parecer favorável à queda de Temer (leia aqui).

Nesse contexto, o colunista Janio de Freitas defende que Gilmar se declare impedido de votar no TSE, assim como de ser o novo relator da Lava Jato, por já ter se declarado amigo de 30 anos de Temer.

Abaixo, um trecho de sua coluna:  

Caberia ao ministro Gilmar Mendes declarar-se impedido, quando for o caso. Não se espera que o faça. Mas suas longas visitas "de amigo" a Michel Temer o tornam impedido moralmente de conduzir, como faz, parte dos procedimentos no Tribunal Superior Eleitoral sobre irregularidades da chapa Dilma-Temer. Assim como o tornam moralmente impedido de eventual escolha, ou sorteio, para ser no Supremo o novo relator da Lava Jato, em cujas delações Temer aparece quase 50 vezes.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

A enganação continua no ar

A enganação continua no ar

As campanhas eleitorais já começaram. Começaram e continuarão como sempre começam e continuam. De repente, num passe de mágica, políticos cuja históri

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)