Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Jackson Abílio de Souza: O R E Q U E N T A D O


O  R E Q U E N T A D O

PRODUÇÃO INDEPENDENTE/JAS/RO (38ª EDIÇÃO)                   RESPONSABILIDADE  EXCLUSIVA DO EDITOR

Porto Velho (RONDÔNIA), 06 de agosto de 2007

"DE PERTO, NINGUÉM É NORMAL", de Michel Foucault.  Em "Problematização do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise" (Editora Forense Universitária).  Fone: 0XX21. 3104-2005.

*Michel Foucault (1926/1984) era francês de Paris. Foucault foi filósofo e professor.

BRASIL: FUTEBOL &  POLÍTICA

Peter Eigen

No Brasil, mudar de Governo é só trocar de defeito.  A Gestão Nacional de hoje põe culpa  na Gestão Nacional de ontem. A Gestão Nacional de ontem põe culpa na Gestão Nacional de anteontem. E assim se chega a Tomé de Sousa. Este - "coitado!" - não pôde colocar culpa no seu antecessor. Por quê?  Não o teve. Tomé de Sousa, apenas  para refrescar a memória, foi o primeiro Governador-Geral do País.

Tudo somado. A culpa pelos maus rumos do Território Verde-Amarelo não é de nenhum Presidente da República. A culpa é de todos. Sem exceção. Se é verdade, e o é, que a Esquerda, na Situação, não se revelou direita; verdade, também, o é que a Direita, na Oposição, empunhando a bandeira da ética, equivale a uma velha prostituta pregando voto de castidade. Ou Não?  A Direita, no solo tupiniquim, não tem passado. Quem não tem passado, não tem futuro. Nem presente. Aumente-se.

É noite. Noite Fria. Cobertor curto. No entanto, se o brasileiro  acompanhasse a Política - possuído do mesmo entusiasmo - com que acompanha o Futebol, sua Terra Tropical alcançaria o Primeiro Mundo. O brasileiro precisa dar-se conta de que um político corrupto ou um político nepotista - este genérico daquele - é idêntico a um gol contra.

Gol contra que se reflete na ausência de rodovia, de ferrovia e de hidrovia; na ausência de cidadania; na ausência de segurança, de hospital e de escola públicos... Gol contra que se reflete no Atentado do Rio-Centro, na Compra da Reeleição, no Apagão  Aéreo...  Gol contra que se reflete no Mando para cometer desmandos...

Diz-se que o Poder corrompe. O Poder corrompe os espíritos mal-estruturados. Na corrupção, o patrimônio de todos vai para os bolsos de alguns poucos. Nesta Pátria, não faltam recursos para acabar com a miséria. Falta, isto sim, um Legislativo, um Judiciário, um Ministério Público, um Tribunal de Contas - moralmente independentes - para evitarem que esses recursos sejam desviados.

Em "Páginas Amarelas da Veja", 19/10/2005.

*Peter Eigen (75 anos) é alemão.  Eigen é presidente da Transparência Internacional. / *Território Verde-Amarelo, solo tupiniquim e Terra Tropical = Brasil;   * situação = governo; * hidrovia = transporte pelos mares, rios etc.

BOM ADVOGADO ÀS AVESSAS

Evandro Lins e Silva

Nos anos 70, Ambrósio Carnaúba abriu um escritório de advocacia em Caroá/SE. Profissional de mal a pior, esse conceito se espalhou logo por aquela comarca sergipana.

"- Dr. Carnaúba, venho, aqui, para constituí-lo advogado do meu cunhado. Este, com 09 peixeiradas, matou a própria esposa".  Expressou-se, no local de trabalho do homem da lei, o irmão da vítima.

" - Qual o quê?! ... Eu ser o defensor do assassino dum ente querido seu?!..." Indagou, entre espantado e confuso, o operador do direito.

" - Exatamente. Sei, de fonte segura, que o senhor - à frente da causa dum criminoso - faz o sujeito mofar na cadeia". Expôs o familiar da finada.

Após marchas e contramarchas, Ambrósio Carnaúba aceitou a empreitada jurídica. No plenário do júri, o causídico, com todas as forças do seu "talento", bateu-se pela absolvição do infrator.  Resultado?  O réu foi condenado (por 7 a 0) a 19 anos, 11 meses  e 29 dias de prisão.

Conclusão: Não existe advogado ruim. Existe, isto sim, cliente que não ajuda a causa.  Ah, está explicado!

Em "Arca de Guardados" (Editora Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, RJ). Fone: 0XX21. 3263.6112.

*Evandro Lins e Silva (1912/2002) nasceu em Parnaíba (PI). Evandro foi o advogado do Século. O jurista, no Governo João Goulart, foi Procurador-Geral da República, Chefe da Casa Civil e Ministro das Relações Exteriores. Pelas mãos de Jango, Evandro Lins e Silva se fez Ministro do Supremo Tribunal Federal. No último cargo, o imenso piauiense foi cassado pelo AI-5.  Coisa da Ditadura Militar (1964/1985). / *João (Jango) Belchior Marques Goulart -1918/1976 - era gaúcho de São Borja. / *Causídico, operador do direito, homem da lei, defensor (no caso) = advogado; *jurista = indivíduo de grande saber jurídico.

MESMO   X   ELE

Luiz Antônio Sacconi

Olegário obteve a primeira colocação porque o mesmo estudou muito (errado). Olegário obteve a primeira colocação porque ele estudou muito (correto).

Explicação: na espécie, só o pronome pessoal (eu, tu – ele ou ela-  nós, vós, eles ou elas) pode substituir o nome. Mesmo é advérbio. E quer dizer exatamente igual. Ex. Marina cursa Direito. Jairo faz o mesmo.

Em "1000 Erros de Português" (Nossa Editora; São Paulo, SP). Fone: 0XX11.3127. 1401.

NENHUM  FAZ  A  DIFERENÇA

Carlo Mossy

"O Papa condena o segundo casamento porque é solteiro. Se fosse casado, ele condenaria o primeiro também!"  É.  Pensando bem...

Em "Veja" (27/05/2007).

*Carlo Mossy (61 anos) nasceu em Tel Aviv, Israel.  Ele se criou em São Paulo/ SP - e, há muito tempo, reside, com ânimo definitivo, no Rio de Janeiro/RJ.  Mossy é cineasta e ator.

QUESTÃO DE FÉ

Elesbão Coelho

"O político brasileiro é muito 'católico'. A cada obra que faz, ele bota um terço no bolso. 'Deu$ $eja louvado'".

Em "Veja" (11/07/2007).

*Elesbão Coelho Ferreira Lima filho (Brasília, DF) é leitor da revista acima.

SUICÍDIO POR BOA CAUSA

José Alves Neto

Rio de Janeiro, Distrito Federal, 1º de agosto de 1954. Carlos Luz, UDN/MG - Presidente da Câmara Federal, com a palavra o deputado, Carlos Lacerda, UDN/RJ:

" - ...De 1930 a 1945, foi Ditador do Brasil. Ali, procedeu-se como o pai dos pobres e como a mãe dos ricos.  De 1951 a 1954, é o Presidente da República. Aqui, fala a língua dos humildes para defender os interesses dos poderosos. Cuido, pares meus, de Getúlio Vargas (PTB/RS), uma malformada personalidade política a desserviço da Pátria... Discursava o impiedoso parlamentar maior, cujo esporte predileto era derrubar governos (e derrubou tantos).

" - Se fosse eu casada com Vossa Excelência, eu colocaria veneno no seu café". Do microfone de apartes, voltou-se, contra Lacerda, Ivete Vargas (deputada federal, PTB/SP) e sobrinha de Getúlio.

" - E eu o tomaria  porque eu  preferiria morrer a ser esposo da nobre deputada". Não deixou barato o orador tão brilhante quanto maldoso.

Em "Jornaleco Para os Amigos" (Campina Grande/PB, abril de 2007). "E-mail": [email protected]

 

*José Alves Neto é natural de Itaporanga, cuja "terra ama com fé e orgulho", conforme recomenda Olavo Bilac. Dele, disse Iponax Vila Nova: "... Formando um grupo seleto, / O doutor Zé Alves Neto, /Desse grupo, é campeão. / Médico por convicção, /Amigo por excelência, /Cantor por conveniência / E poeta de coração. / Sem prejuízo da qualidade dos versos de Iponax, o considerável menestrel campinense esqueceu um outro predicado do seu homenageado, a saber: Zé Neto é orador. Dos bons.  Que quer mais esse bem-sucedido profissional da Medicina (Campina Grande, PB)? ...

*Carlos Coimbra da Luz (1894/1961; Três Corações/MG); *Carlos Frederico Werneck de Lacerda (1914/1977; Vassouras/RJ); *Getúlio Dornelles Vargas (1882/1954; São Borja/RS). *Ivete Cândida Tatsch Martins Vargas (1926/1984; São Borja/RS); Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1865/1918; Rio de Janeiro/RJ). Olavo Bilac foi "O Príncipe dos Poetas Brasileiros"./ *Desserviço = em prejuízo; * pares = colegas; * parlamentar = senador, deputado (federal ou estadual) e vereador; * considerável menestrel = poeta digno de consideração; *DF=Distrito Federal (Capital da República).

"A  BOCA  QUE  MAIS   BEIJEI,

HOJE ME NEGA UM BOM DIA"

Em 30 de novembro de 1999, realizou-se um festival de cantadores de viola em Conceição do Piancó (PB). Conceição, a terra natal de Elba Maria Nunes Ramalho (56 anos). Elba Ramalho, dona de uma voz que remete essa mulher determinada às melhores cantoras do Brasil.

No evento em foco, caiu para a dupla - Sebastião da Silva e Severino Camocim - o mote: "A BOCA QUE MAIS BEIJEI, / HOJE, ME NEGA UM BOM DIA."  Sebastião derramou sua grande alma de poeta:

"Essa mulher, que foi minha,

Provocou  minha   desgraça.

Hoje,   pela    rua,   passa

E zomba do amor que tinha.

Dar-lhe um título de rainha,

Era  o  que  eu   pretendia.

Mas   ela   não     merecia

Viver  ao  lado  de  um rei.

A   boca  que  mais  beijei,

"Hoje, me nega um bom dia".

Em "Ao Som da Viola" (Geraldo Amâncio) & "Nordeste Caboclo" (Carneiro Portela).

Os imperdíveis programas acima vão ao ar, nos domingos, das 9h30 às 11h, horário de Rondônia, pela TV DIÁRIO  (Fortaleza /CE).  *Geraldo Amâncio (Fone: 0XX85.3228.1356); *Carneiro Portela (0XX85.3228.9215). / *Sebastião José da Silva (63 anos; Guarabira/PB); *Severino Camocim da Silva (65 anos; São Félix/PE). /*Cantador de viola = quem, de improviso,  faz versos ao som da viola.

CONTRASTE

Padre Antônio Tomás

"Quando  partimos  no verdor  dos anos,

Da   vida   pela   estrada      florescente,

As  esperanças  vão  conosco   à frente

E  vão  ficando  atrás  os    desenganos.

 

Rindo  e  cantando,  céleres  e  ufanos,

Vamos marchando descuidadosamente...

Eis  que  chega  a velhice  de    repente

Desfazendo  ilusões, matando enganos.

Então nós  enxergamos claramente

Como  a existência é rápida e falaz.

E   vemos  que  sucede  exatamente

 

O  contrário  dos tempos  de  rapaz:

Os desenganos vão conosco à frente

E  as  esperanças vão ficando  atrás".

Zina Bellodi Silva, em "Antologia Escolar da Literatura Brasileira (Musa Editora Ltda; São Paulo/SP). Fone: 0XX11.3262.2586.

*Padre Antônio Tomás de Sales (1868/1941) nasceu em Aracati/CE.  Ele foi o "Príncipe dos Poetas Cearenses". Admirável por dizer: padre Antônio Tomás não publicou nenhuma obra. Só se encontram poemas do inspirado sacerdote em antologia, isto é, em seleção de trechos literários.

*Verdor= vigor, força etc; *florescente= cheio de esperança etc; *célere= ligeiro, animado etc; *ufano= vaidoso, orgulho etc; *falaz= enganador, ilusório etc.

 

ATENÇÃO: Nenhuma notícia é originária deste "boletim". Ele só a reedita. Donde, o nome dele: "O Requentado". O esclarecimento de palavras não comuns se deve à popularidade (on-line) que este jornaleco - surpreendente e imerecidamente - conseguiu. Que perdoem os letrados. Fones: 0XX69.3216-3775; 0XX69.3222-4739; 0XX69.9981-4173. "E-mail": [email protected]

Mais Sobre Opinião

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara

Sua Excelência a abstenção

Sua Excelência a abstenção

Independente de quem saía consagrado das urnas no segundo turno do pleito para a prefeitura de Porto Velho (Hildon Chaves ou Cristiane Lopes), certo

A cidade foi a grande ausente no debate

A cidade foi a grande ausente no debate

Se o Ibope estiver certo em sua aferição, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai permanecer por mais quatro anos no comando do município de Porto Velho