Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

ITAMAR FERREIRA: Manchete histórica do UOL


 ITAMAR FERREIRA: Manchete histórica do UOL - Gente de Opinião

Por Itamar Ferreira*

... pasmem: nenhum deles é o PT. E trata-se de alta corrupção, coisa de sofisticada engenharia financeira, através de abertura de firmas em paraísos fiscais, as chamadas offshores, utilizadas principalmente para ocultar patrimônio, lavagem de dinheiro e para fugir das garras do Leão do Imposto de Renda no Brasil.

A sintomática manchete do Uol que pertence ao insuspeito (para a oposição ao PT) Jornal Folha de São Paulo diz em letras garrafais: "PDT, PMDB, PP, PSB, PSD, PSDB e PTB têm políticos e parentes com offshores". Esse é o mecanismo que vem sendo utilizada há décadas pelos ricos e poderosos do Brasil, e do mundo, para esconder a dinheirama da corrupção e de crimes diversos, do qual se houve falar desde o escândalo do Banestado, mas que só agora veio à tona.

Por coincidência ou não, todos esses partidos estão entre os dez partidos mais corruptos da lista que era divulgada pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) até junho de 2015, que pode ser conferida no link: http://www.ocafezinho.com/2015/06/11/por-que-o-mcce-parou-de-fazer-ranking-da-corrupcao-por-partido/

Antes que os "indignados com a corrupção", em sua maioria muito seletivos, venham dizer que se trata de uma mera defesa do PT ou do governo petista, deixa-se claro que o objetivo aqui é tratar da corrupção sem o viés partidário, simplesmente porque ela está presente em todas as principais legendas e, também, em quem não é ligado a partidos.

A corrupção grassa em nosso meio de tal forma que até mesmo o maior ícone da moralidade brasileira, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa herói do "mensalão", foi flagrado com offshores para compra de um apartamento em Miami nos EUA e ele já admitiu que um dos objetivos de usar esse expediente foi pagar menos imposto; ou seja: até tu JB???

Enquanto se quiser fazer um discurso de que a corrupção é uma questão partidária e mais ainda, de um só partido,  se estará  protegendo a maior parte dos corruptos, que podem escapar ilesos e continuarem  dilapidando o patrimônio público, como têm feito ao longo de gerações.

A corrupção não aumentou na última década, ela foi mais livremente investigada pela PF e pelo Ministério Público, sem interferência do governo federal, como recentemente admitiram os responsáveis pela Lava Jato, como atesta manchete do dia 30/03/2016 do http://www.gazetadopovo.com.br/ - "Procurador da Lava Jato manda recado a Temer ao elogiar PT por não intervir em investigações". Sem falar na Lei que Dilma sancionou criando as delações premiadas, na qual se baseia toda a Lava Jato.

Querem cassar Dilma, expulsar ou "acabar" com o PT?? Arrumem outros argumentos e vão disputar no voto, porque o da corrupção para ser coerente tem que começar fazendo um limpa no Congresso Nacional. Alguns oportunistas, como a própria Folha de São Paulo e a presidenciável Marina Silva, falam em novas eleições; mas silenciam sobre as centenas de parlamentares federais comprovadamente corruptos. Seriam novas eleições gerais?

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, presidente da CUT-RO, formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia ensino pela UNIR, acadêmico de direito da FARO. 

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual