Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Opinião

Incêndio no "Monte"!!! + Preço da energia elétrica comparado entre 145 países


Incêndio no "Monte"!!! + Preço da energia elétrica comparado entre 145 países - Gente de Opinião

INCÊNDIO NO “MONTE”!!!

Ali para os lados de Lisboa há muita gente a fazer fogueirinhas e a aquecer-se com lenha alheia!

Entre São Bento e o Parque de Monsanto têm surgido umas fumaradas a perturbar a vista de populares de aquém e além Tejo!

Um incêndio fora de horas e em estranhas condições atmosféricas(1)!…

Não é época das fogueirinhas de São João nem parece tratar-se de um fogo para indicar o surgir de grande evento (do tal acordo entre as primas “Maria” e “Isabel” para anunciar o nascimento do menino prodígio!…)!

Tudo leva a crer que se trata de um ritual pagão, num reino de fadas: gente de bem a pôr achas na fogueira e o povo encantado a pular a fogueira na crença vã de que um salto bem-sucedido pode levar a melhor vida!

O mais grave é que as fumaradas já são tantas que, de norte a sul, lembram fadas más a impedir a visão e a intoxicar os pulmões do povoado!

Para agravar a situação ainda surgiu a poluição acústica devida à confusão e às más línguas que não param de badalar a esperança de que em vez de se festejar um São João se festeje um Santo António!

Afinal, tudo em vão!…

Tudo a acontecer debaixo da combinação!

Afinal foi fogo posto!

Incêndio posto pelos bombeiros!…

O povo pode continuar a ir “lavar no rio” e a viver do eterno sonho que se esconde por trás das fumaradas!…

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6845

(1)                O Presidente da República decidiu dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 30 de janeiro de 2022, ao verificar que o governo de António Costa , depois de este rejeitar a colaboração da direita,  não conseguiu que a esquerda radical se juntasse ao PS para aprovação do Orçamento de Estado para 2022!


 

PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA COMPARADO ENTRE 145 PAÍSES

Daquilo que não se explica e pouco se fala nos Media

 

O portal comparativo VERIVOX acaba de fazer um levantamento de preços de electricidade em 145 países e mostra que o preço médio mundial da electricidade por um quilowatt hora seria de 11,62 cêntimos.

Em Portugal custa 23,1 cêntimos e nos USA 12,69 cêntimos.

 

Custo de electricidade em cêntimos de euro por quilowatt hora

 

Em Portugal, um quilowatt-hora de electricidade custa 23,1 cêntimos; em Espanha 20,7 cêntimos; na França 18,5 cêntimos; na Alemanha, 31,80 cêntimos; nos EUA, 12,69 cêntimos; na Rússia 5,17 cêntimos; no Brasil, 11,68 cêntimos; em Angola 1,52 cêntimos; em Moçambique 12,32 cêntimos; na Turquia 7,92; na China 7,31; na Rússia 5,17; na Arábia Saudita 3,98… Outros países em nota (1).

 

Preço da electricidade ajustado ao poder de compra nos países (dados na moeda artificial "Dólar Internacional”

 

Em Portugal um quilowatt-hora de energia eléctrica custa 42,82 cêntimos ( dólar internacional); na Espanha custa 35,36 cêntimos; na Alemanha custa 45,03 cêntimos; na França, 26,7 cêntimos; na Roménia, 45,26 cêntimos; no Reino Unido, 32,5 cêntimos; na Noruega, 14,21 cêntimos; na Suécia, 21,47 cêntimos; na Itália, 35,84 cêntimos; nos EUA, 15,3 cêntimos; no Brasil, 30,75 cêntimos;  em Angola, 6,33 cêntimos; em Moçambique, 42,95 cêntimos; na Rússia17,35 cêntimos

 

Por aqui se pode ter uma ideia das margens a que os povos e suas indústrias estão sujeitas na configuração de mercadorias e preços para se afirmarem na concorrência internacional com produtos de exportação.

Na comparação internacional de preços de electricidade, Portugal tem fraco desempenho e em relação ao poder de compra ainda pior.

Em geral, a diferença de preços é tal que qualquer justificação pecaria por defeito!

Dos factores que levam o povo português e outros povos periféricos a manter-se na mó de baixo, mal ou não se fala nos meios de comunicação social. Fala-se de políticos e não de políticas!

 

António da Cunha Duarte Justo

Nota em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6847

Mais Sobre Opinião

Salve os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos de exploração dos bacharéis em direito, (advogados) a escravidão moderna da OAB

Salve os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos de exploração dos bacharéis em direito, (advogados) a escravidão moderna da OAB

Alô Senhores membros da Organização Internacional do Trabalho – OIT, Organização dos Estados Americanos – OEA, Tribunal Penal Internacional – TPI e Or

A Comissão Europeia queria banir o uso da palavra natal e outros termos considerados “ofensivos” por culturas concorrentes + Que povo vive de que povo?

A Comissão Europeia queria banir o uso da palavra natal e outros termos considerados “ofensivos” por culturas concorrentes + Que povo vive de que povo?

A COMISSÃO EUROPEIA QUERIA BANIR O USO DA PALAVRA NATAL E OUTROS TERMOS CONSIDERADOS “OFENSIVOS” POR CULTURAS CONCORRENTES A Ideologia do politicame

Prometer é o esporte de muitos políticos

Prometer é o esporte de muitos políticos

Por mais que nos esforcemos para acreditar no que dizem alguns políticos, não adianta, com o tempo, eles próprios se encarregam de nos lembrar que f

Lula e Alckmin juntos!

Lula e Alckmin juntos!

Chega a ser patético o flerte entre o ex-presidente Lula com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. O próprio Lula se encarregou de dar o pri