Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Guedes elogia Poder Judiciário


José Guedes, ex-Prefeito de Porto Velho, por duas vezes, ex-Vereador e componente da Assembleia Nacional Constituinte, como Deputado Federal Constituinte, agora Advogado, disse que está no Direito, desde o término do seu mandato deGuedes elogia Poder Judiciário  - Gente de Opinião Prefeito em 1996, enfrentando 84 (oitenta e quatro) processos, nos quais ajudou a pesquisar e redigir todas as peças e sentiu na própria pele o resultado da verdadeira avalanche de ações que invadiram o Poder Judiciário, depois da Constituição Federal de 1988.

Agora, como Advogado, Guedes disse que está vivendo situação que pensava impossível no Poder Judiciário. Recentemente, dia 24 de julho às 23h57min, ele ingressou com uma Ação, via PROJUDI (processo eletrônico) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, e já no dia seguinte havia decisão naquele processo.

Outra agradável surpresa foi enviar uma Reclamatória Trabalhista via o recém lançado Processo Eletrônico nas Varas Trabalhistas de Porto Velho e ver que a audiência no rito sumaríssimo havia sido marcada para apenas 17 (dezessete) dias após o protocolamento da petição, cuja distribuição é instantânea.

Fatos como esses são importantes sinalizadores que demonstram  que o processo físico, dentro de algum tempo,  pertencerá ao passado e será lembrando, apesar sua fundamental contribuição no desenvolvimento social, como símbolo de atraso e fonte de irritações em decorrentes das fases burocráticas, da ocupação de imensos espaços físicos e ainda por  prejudicar a saúde de muitas pessoas.

Daí que a sociedade deve fazer carga reivindicatória em favor de mais investimentos e  incentivos à esta  aceleração exemplar que o Estado-Juiz está empreendendo para a resolução dos problemas jurídicos, fato  que anima o povo a cada vez mais buscar o resgate de direitos feridos.

Outro fato que merece destaque é quantidade crescente de conciliações promovidas pelo Poder Judiciário ajudando assim na diminuição das lutas judiciais – observa Guedes e acrescenta: “Sou Advogado e é o que pretendo continuar sendo, porém não podemos deixar passar em “brancas nuvens” fatos como esses que devem ser levados ao conhecimento de toda a sociedade.

O grande problema, para minha geração – finaliza o Advogado José Guedes -  é o aprender a operar o sistema informatizado, que ainda não está uniformizado, mas, depois de vencida esta bem difícil jornada, aí sim, “fica tudo uma verdadeira beleza”.

Fonte: Lívia Guedes

 

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual