Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Guedes deixa PSDB após perder espaço


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Rondônia perdeu uma de suas principais lideranças políticas. Após décadas empunhando a bandeira da social democracia, José Alves Vieira Guedes, ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal anunciou sua desfiliação da sigla, como relata texto de Lindalva Guedes, publicado no jornal eletrônico Tudo Rondônia.

José Guedes é o que se poderia chamar de político com P maiúsculo, alguém que jamais se curvou ao tacão da indignidade de vendilhões que insistem em fazer da política e dos partidos instrumentos à satisfação de apetites pessoais ou de grupos. Os exemplos estão aí para quem quiser vê-los.

Costuma-se dizer que, no Brasil, se alguém quiser acumular fortuna sem fazer muito esforço, basta criar um partido politico para viver nababescamente, saboreando as delicias do poder e tendo sempre ao alcance das mãos cargos funções de confiança na administração pública para acomodar cabos eleitorais, parentes e aderentes, com as devidas exceções. Pouquíssimas, aliás, mas há.

Nas democracias civilizadas e politicamente organizadas, os partidos atuam como dínamos da vida nacional, buscando soluções para os problemas sociais. No Brasil, porém, a maioria dos partidos não passa de ajuntamento de compadres, dominados por clãs, com seus vícios e manias, gravitando, apenas em torno do poder para dele se beneficiarem. Não é á toa que parcela expressiva da população brasileira perdeu a confiança na maioria dos políticos e partidos. 

José Guedes perdeu espaço dentro da sigla que ele ajudou a criar. Guedes saiu do PSDB levando na bagagem princípios e bandeiras que fizeram dele uma referência política local, regional e nacional. Ele soube, pelo exemplo de uma conduta retilínea, angariar o respeito e a admiração de seus concidadãos, inclusive de adversários. O PSDB perdeu um de seus melhores representantes em Rondônia. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)