Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Golpe do Boleto Bancário, tome cuidado com essa armadilha


Atualmente, com tantos casos de fraude no cartão de crédito que aparecem nas notícias, muitas pessoas acreditam ser mais seguro pagar suas contas/compras pelo boleto bancário, pois, dessa forma não disponibilizará os dados do cartão e assim terão menos chances de serem vítimas de fraude. Entretanto, mesmo pagando pelo boleto bancário, ainda existem várias formas que o fraudador pode utilizar para fazer a transição para si e não para a empresa que a vítima efetuou a compra.

Existem três formas que o fraudador pode fazer para furtar através do boleto bancário:

•    Quando a vítima visualiza o boleto no navegador de internet, o vírus percebe o acesso a um boleto e troca os números em tempo real. Assim, o boleto que passa a visualizar, não é mais um boleto legítimo e, caso a pessoa pague, a conta não irá para a loja ou prestador de serviço contratado;

•    No momento de pagar o boleto, o vírus altera o código cadastrado em um pagamento no internet banking no momento do cadastro.
•    Golpistas atacam a própria infraestrutura de geração dos boletos das lojas e forneçam números incorretos aos clientes.

Golpe do Boleto Bancário, tome cuidado com essa armadilha - Gente de Opinião

Para prevenir a fraude do boleto bancário, o ideal é manter o Windows, navegador e plug-ins atualizados, assegurar que o antivírus esteja sempre atualizado, além de ter cuidado no acesso a links em e-mails. Uma informação bem útil para precaver é visualizar os boletos pelo celular, pois, muitas lojas enviam e-mails com links para o boleto, dessa forma, basta confirmar se o código de barra é igual ao que mostra no computador. Não há registro de pragas ou ataques em celular, capazes de fazer a alteração de boletos, o que pode servir de diagnóstico para identificar se o computador está contaminado.

Lara Dias – Setor de Comunicação – Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.
https://www.vlvadvogados.com/advogado-porto-velho-ro
 

Mais Sobre Opinião