Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Fraternidade Campanha vai além da Páscoa


   Fraternidade Campanha vai além da Páscoa - Gente de Opinião
Os temas da Campanha da Fraternidade não se
esgotam só na Quaresma, explica o padre João Marcos

 

Lúcio Albuquerque, repórter

Porto Velho - A Campanha da Fraternidade, que desde 1961 é realizada anualmente pela Igreja Católica, apesar de ter um período mais forte de debates e discussões iniciando na quarta-feira de Cinzas e até ao domingo de Páscoa, não se destina apenas aos 40 dias da Quaresma.
“A pretensão da CNBB, ao propor um tema da Campanha, é que a discussão e as ações daí decorrentes continuem durante todo o ano e até mesmo vão mais adiante”, explicou o padre João Marcos, coordenador de pastorais da Arquidiocese de Porto Velho.

Ele lembra, por exemplo, que a campanha deste ano, que trata de “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, é uma espécie de sequência da CF 2016, cujo tema foi “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

Padre João Marcos destaca que, como todas as outras CFs, a deste ano também tem seus desdobramentos, lembrando que o lema de 2017 é uma passagem de Gênesis, Cap 15: “O Senhor Deus colocou o homem no Jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”.

“O cartaz da Campanha deste ano mostra os diversos biomas brasileiros, assim como pretende desperta o homem para a obra de Deus, trazendo não só os cristãos, mas também as pessoas as mais diversas para se comprometerem de contribuírem para o lema “Cultivar e guardar a criação”, lembra o religioso.

A seguir ele cita que a campanha deste ano tem muito a ver com a Encíclica “Laudato Si Mi Signori” – Louvado Seja o Meu Senhor, que trata sobre o meio ambiente e a necessidade do cuidado com toda a criação, nossa ‘casa comum’, no caso representando a necessidade de chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos, “o que muito tem a ver com os biomas”, frisou o Padre João Marcos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)