Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Exposição sobre o Portal do Rio Madeira encerra neste domingo


Exposição sobre o Portal do Rio Madeira encerra neste domingo  - Gente de Opinião

 
 O rio Madeira é o personagem principal do estande que está montado até domingo, dia 29, na praça principal do Porto Velho Shopping. Além de ser um dos maiores cursos d’água do mundo, o rio Madeira tem papel fundamental na colonização desta região amazônica. Atualmente o rio Madeira serve de matriz energética para o Brasil e sua hidrovia faz circular a produção agrícola e industrial em mão dupla.

Todas estas e demais características que formam a história do rio Madeira estão disponíveis eletronicamente no Portal do Rio Madeira, que foi criado para reunir informações e disponibilizar para pesquisas acadêmicas, abordando vários assuntos e contendo artigos de historiadores locais, como os professores Alekis Palitot (curador do Portal), Dante Ribeiro, Antônio Cândido, Lourismar Barroso e Célio Leandro da Silva.

No estande, por meio do aplicativo QRCode, o visitante pode acessar vídeos sobre temas relacionados ao rio Madeira. O estande ficará montado até o próximo domingo, dia 29 de abril, no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.


O endereço do portal é www.portaldoriomadeira.com.br

Exposição sobre o Portal do Rio Madeira encerra neste domingo  - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)