Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Entra governo, sai governo, e o problema da água persiste


Entra governo, sai governo, e o problema da água persiste - Gente de Opinião

Entra governo, sai governo, é a situação do abastecimento de água da cidade de Porto Velho persiste. Em 2009, o governador Ivo Cassol prometeu atender cem por cento da população da Capital com água tratada, mas o projeto não saiu do papel. Na ocasião, houve quem jogasse a culpa no lombo de um petista, que teria farejado um odor desagradável no ar, e resolveu mandar o pacote para o Ministério Público de Rondônia desembrulhar, interrompendo, assim, o andamento das obras.

Vê-se, pois, que o problema não reside na escassez de recursos. Pelo contrário, dinheiro existe, e muito. Aliás, sobrou dinheiro, tanto que milhões de reais teriam sido devolvidos à Caixa Econômica, que, por sua vez, os repassou aos cofres da União. O que faltou mesmo foi competência para executar um projeto essencial à vida da população. Tanto a Câmara Municipal quanto a Assembleia Legislativa fizeram o seu papel, abrindo suas portas à realização de várias audiências pública para debater o tema, mas a coisa não avançou.

Agora, porém, parece que o prefeito Hildon Chaves decidiu colocar o dedo na ferida e, consequentemente, tentar solucionar o caso que se arrasta ao longo de décadas de descaso do poder público, uma herança maldita dessa postura. Semana passada, Dr. Hildon anunciou a empresa vencedora do projeto que vai levar água tratada aos portovelhense. A privatização do sistema revela também o caminho escolhido pela prefeitura para se desvencilhar de uma antiga situação de dependência do Estado nas negociações e nos acordos celebrados.

É uma vergonha (para não dizer coisa pior) saber que noventa e nove por cento da população não tem acesso à água canalizada. Não menos grave é a situação do esgotamento sanitário. Dai a importância de o poder público municipal arregaçar as mangas e levar adiante o plano de ação no que se refere à gestão da água tratada.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CPI do INSS

A CPI do INSS

O presidente Lula disse que o governo vai devolver o dinheiro que foi roubado das contas de aposentados e pensionistas do INSS. O presidente do INSS

O Ipam pede socorro!

O Ipam pede socorro!

Tramita na Câmara Municipal de Porto o Projeto de Lei Complementar nº. 10/25, de autoria do executivo municipal, propondo aumento de cargos e reajus

Não é recomendado que o vereador indique pessoas para funções ou cargos públicos

Não é recomendado que o vereador indique pessoas para funções ou cargos públicos

Uma das atribuições do vereador é requerer informações sobre a gestão municipal. Essa prerrogativa está assegurada na Constituição Federal, na Lei O

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Anos atrás, cansados de esperar pela iniciativa da prefeitura, moradores da Vila Calderita, Zona Rural de Porto Velho, construíram um pequeno abrigo

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)