Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Usina Hidrelétrica Jirau recebe visita de estudantes da Associação Educacional de Cacoal


Usina Hidrelétrica Jirau recebe visita de estudantes da Associação Educacional de Cacoal - Gente de Opinião

Pela primeira vez, a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau recebe estudantes da Associação Educacional de Cacoal (UNESC). A visita foi realizada no dia 14 e reuniu alunos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Elétrica e Engenharia de Produção. O grupo estava acompanhado dos professores Danilo César Bastos, Welbe Rangel Cavalcante e foi recepcionado pela equipe de Relações Institucionais da Usina.

Para o professor Welbe Cavalcante, visitas em campo chamam a atenção e contribuem para a formação dos estudantes. “Essas atividades facilitam e permeiam os trabalhos em sala de aula”, afirma Cavalcante.

Na apresentação institucional, os visitantes conheceram toda a logística e operação da UHE Jirau. Em seguida, estiveram nos principais pontos da Hidrelétrica e viram de perto aspectos da construção civil, do funcionamento das turbinas e de atividades cotidianas relacionadas ao exercício do profissional de Engenharia.

De acordo com o professor Danilo Bastos, “a visita permitiu a assimilação de conceitos teóricos ligados às disciplinas de Hidrologia, Geologia Aplicada, Análise de Estruturas em Concreto Armado e Materiais de Construção Civil”, conta Bastos. O estudante Matheus Galã Castilhos concorda com o professor e acrescenta que a experiência foi excelente para conhecer também as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela Usina Jirau. 

Usina Hidrelétrica Jirau recebe visita de estudantes da Associação Educacional de Cacoal - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

A Jirau Energia está com inscrições abertas para vagas nas áreas Administrativa e de Operação e Manutenção, contemplando níveis júnior, pleno, sênio

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Rondônia registrou, em 2025, quase 2 mil casos de furto de energia envolvendo estabelecimentos comerciais de diferentes portes. As irregularidades i

 Segurança no campo: 80% das mortes envolvendo rede elétrica em Rondônia ocorreram na zona rural; Energisa reforça orientações.

Segurança no campo: 80% das mortes envolvendo rede elétrica em Rondônia ocorreram na zona rural; Energisa reforça orientações.

Nos últimos sete anos, Rondônia registrou 50 mortes envolvendo a rede elétrica, uma média de sete ocorrências por ano. Desse total, 38 casos acontec

Energisa orienta sobre consumo invisível que impacta a fatura de energia

Energisa orienta sobre consumo invisível que impacta a fatura de energia

Mesmo quando parecem desligados, muitos aparelhos continuam consumindo energia elétrica. Esse gasto silencioso, conhecido como consumo fantasma, oco

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)