Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

UHE Jirau tem sucesso em mais um teste operacional

O teste consiste em restabelecer o funcionamento da Usina, sem necessidade de fonte externa de energia, em casos de desligamentos completos (blecautes)


Margem Direita da UHE Jirau - Gente de Opinião
Margem Direita da UHE Jirau

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau completou em setembro seis anos de operação com muita eficiência operacional. Um dos exemplos dessa eficiência é o teste realizado anualmente, desde 2015, chamado Black Start, que consiste em restabelecer o funcionamento da Usina em caso de desligamentos completos (blecautes), sem alimentação externa de energia elétrica.

O objetivo é assegurar e comprovar a capacidade das Unidades Geradoras (UG’s) de iniciar o restabelecimento sem necessidade de qualquer fonte de energia externa após desligamento total do sistema elétrico, o famoso blecaute (apagão). Para testar essa capacidade, as UGs são desligadas para simular um apagão. No teste mais recente, realizado em 30 de outubro, a Usina Jirau alcançou a marca de 16 minutos na sincronização das máquinas.

Filipe Ribeiro, Coordenador de Operação da UHE Jirau, afirma que é a sexta vez que a UHE Jirau realiza o teste e mais uma vez atendeu às exigências estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Alcançamos a marca de 16 minutos na sincronização de 13 Unidades Geradoras durante simulação que visa restabelecer o funcionamento completo da Usina em casos de eventuais desligamentos completos. Esse tempo se aproxima, por segundos, do recorde conquistado em 2016 e demonstra a nossa evolução neste procedimento”, destaca Ribeiro.

Para Rogério Oliveira de Sá, Técnico de Operação da UHE Jirau, fazer parte desta ação é  muito gratificante. “É muito gratificante fazer parte e atender às exigências do Black Start, pois comprovamos a capacidade da Usina Jirau de se autorrestabelecer sem auxílio de fonte externa de energia”, comemora.

O teste anual é uma ação prevista nos Procedimentos de Rede do ONS e para que seja aprovado, uma usina hidrelétrica deve realizar os testes de autorrestabelecimento em, no máximo, 30 minutos. 

Equipe de Operação da UHE Jirau durante o teste Black start  - Gente de Opinião
Equipe de Operação da UHE Jirau durante o teste Black start

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Nas ações de combate ao furto de energia em 2025, a Energisa Rondônia identificou mais de 44 mil irregularidades em unidades consumidoras com ligaçõ

Receba avisos de desligamento programado da Energisa por mensagens e canais digitais

Receba avisos de desligamento programado da Energisa por mensagens e canais digitais

Clientes da Energisa Rondônia podem se cadastrar para receber os avisos e informações sobre possíveis interrupções temporárias no fornecimento de en

Energisa reúne blocos e empresas de eventos para orientações de segurança com a rede elétrica durante o Carnaval

Energisa reúne blocos e empresas de eventos para orientações de segurança com a rede elétrica durante o Carnaval

Representantes de blocos carnavalescos, empresas de montagem de palco, som e iluminação e órgãos de segurança participaram, nesta terça-feira (10),

Chuvas intensas pedem atenção redobrada com a eletricidade

Chuvas intensas pedem atenção redobrada com a eletricidade

Com monitoramento constante do clima e equipes em estado de prontidão nos dias de chuva, a Energisa Rondônia reforçar orientações essenciais de segu

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)