Porto Velho (RO) domingo, 5 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Energia

UHE Jirau tem sucesso em mais um teste operacional

O teste consiste em restabelecer o funcionamento da Usina, sem necessidade de fonte externa de energia, em casos de desligamentos completos (blecautes)


Margem Direita da UHE Jirau - Gente de Opinião
Margem Direita da UHE Jirau

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau completou em setembro seis anos de operação com muita eficiência operacional. Um dos exemplos dessa eficiência é o teste realizado anualmente, desde 2015, chamado Black Start, que consiste em restabelecer o funcionamento da Usina em caso de desligamentos completos (blecautes), sem alimentação externa de energia elétrica.

O objetivo é assegurar e comprovar a capacidade das Unidades Geradoras (UG’s) de iniciar o restabelecimento sem necessidade de qualquer fonte de energia externa após desligamento total do sistema elétrico, o famoso blecaute (apagão). Para testar essa capacidade, as UGs são desligadas para simular um apagão. No teste mais recente, realizado em 30 de outubro, a Usina Jirau alcançou a marca de 16 minutos na sincronização das máquinas.

Filipe Ribeiro, Coordenador de Operação da UHE Jirau, afirma que é a sexta vez que a UHE Jirau realiza o teste e mais uma vez atendeu às exigências estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Alcançamos a marca de 16 minutos na sincronização de 13 Unidades Geradoras durante simulação que visa restabelecer o funcionamento completo da Usina em casos de eventuais desligamentos completos. Esse tempo se aproxima, por segundos, do recorde conquistado em 2016 e demonstra a nossa evolução neste procedimento”, destaca Ribeiro.

Para Rogério Oliveira de Sá, Técnico de Operação da UHE Jirau, fazer parte desta ação é  muito gratificante. “É muito gratificante fazer parte e atender às exigências do Black Start, pois comprovamos a capacidade da Usina Jirau de se autorrestabelecer sem auxílio de fonte externa de energia”, comemora.

O teste anual é uma ação prevista nos Procedimentos de Rede do ONS e para que seja aprovado, uma usina hidrelétrica deve realizar os testes de autorrestabelecimento em, no máximo, 30 minutos. 

Equipe de Operação da UHE Jirau durante o teste Black start  - Gente de Opinião
Equipe de Operação da UHE Jirau durante o teste Black start

Mais Sobre Energia

Teste de black start é realizado na UHE Jirau com sucesso e reafirma sua excelência operacional

Teste de black start é realizado na UHE Jirau com sucesso e reafirma sua excelência operacional

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau realizou no domingo (21) o teste de black start, que é o desligamento de todas as unidades geradoras da Usina, simu

Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica

Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

O Senado aprovou, nesta segunda-feira (25), um projeto de lei (PL) que proíbe o corte de luz por falta de pagamento em vésperas do fim de semana. De a